quarta-feira ,30 setembro 2020
Home / Notícias / Visita da padroeira dos paraenses traz clima de Círio para a CMB

Visita da padroeira dos paraenses traz clima de Círio para a CMB

Recebida por vereadores, servidores, convidados e moradores do bairro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira, 9. Música, fogos, aplausos e lágrimas de emoção deram o tom de Círio à formalidade do salão plenário do Legislativo Municipal.
Na missa celebrada pelos padres Fabricio Albuquerque e Carlos Nascimento, o sermão tratou do significado profundo da mãe de Jesus para a fé. Citando a passagem evangélica em que Jesus, já crucificado, recomenda Maria a seu discípulo João, mãe e filho dali em diante (Jo. 19, 26-27), o oficiante fez uma reflexão sobre o papel de amor e acolhimento desempenhado por Maria partir de então, como Mãe da Igreja, o que vai muito além da imagem. “Que com Maria aprendamos a viver os ensinamentos de Jesus”, aconselhou.

O presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC) pediu ao celebrante uma benção especial aos vereadores de Belém, guerreiros e guerreiras, segundo ele, julgados diariamente pela população. O padre rogou Nossa Senhora que concedesse “a sabedoria de Salomão” aos membros do Legislativo Municipal.
A visita e a missa tiveram a participação da Guarda Municipal de Belém e do Ministério Celebração, grupo de músicos da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima de Icoaraci.

Comendas – Após a visita da imagem peregrina, vereadores, servidores e convidados, sob a presidência de Mauro Freitas, ocuparam o salão plenário para uma programação festiva de homenagem à Padroeira dos Paraenses com ponto alto na entrega da comenda “Cirio de Nazaré” a 25 pessoas indicadas pelos parlamentares e sorteio de brindes.

Na ocasião, os vereadores Fabricio Gama (PMN) e Antônio Lima (PRB) destacaram a importância da visita de uma imagem tão venerada pelos paraenses à Casa. Em nome dos homenageados, o padre Josué ressaltou o papel de Maria como Mãe da Igreja e de todos os cristãos. Lembrou que sob apelidos carinhosos como Naza e Nazinha, o povo paraense roga e se confia à mãe de Jesus. O homenageado correlacionou a atuação maternal de Maria e da Igreja aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Fazendo referência à realização do Sínodo da Amazônia, o sacerdote chamou a atenção para as condições do mundo que esta geração deixará para filhos e netos e destacou o protagonismo do ser humano que deve ter garantidos também saúde, educação, transporte digno, direitos remuneração justa.

As personalidades que receberam as comendas foram as seguintes:

Terezinha de Jesus de Campos
Lourenço dos Santos Lima
Marilda Costa Rocha

Saiba o que foi aprovado na CMB nesta terça-feira, 29

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Um requerimento aprovado durante a …