quarta-feira ,30 setembro 2020
Home / Notícias / Visita da padroeira dos paraenses traz clima de Círio para a CMB

Visita da padroeira dos paraenses traz clima de Círio para a CMB

Recebida por vereadores, servidores, convidados e moradores do bairro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira, 9. Música, fogos, aplausos e lágrimas de emoção deram o tom de Círio à formalidade do salão plenário do Legislativo Municipal.
Na missa celebrada pelos padres Fabricio Albuquerque e Carlos Nascimento, o sermão tratou do significado profundo da mãe de Jesus para a fé. Citando a passagem evangélica em que Jesus, já crucificado, recomenda Maria a seu discípulo João, mãe e filho dali em diante (Jo. 19, 26-27), o oficiante fez uma reflexão sobre o papel de amor e acolhimento desempenhado por Maria partir de então, como Mãe da Igreja, o que vai muito além da imagem. “Que com Maria aprendamos a viver os ensinamentos de Jesus”, aconselhou.

O presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC) pediu ao celebrante uma benção especial aos vereadores de Belém, guerreiros e guerreiras, segundo ele, julgados diariamente pela população. O padre rogou Nossa Senhora que concedesse “a sabedoria de Salomão” aos membros do Legislativo Municipal.
A visita e a missa tiveram a participação da Guarda Municipal de Belém e do Ministério Celebração, grupo de músicos da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima de Icoaraci.

Comendas – Após a visita da imagem peregrina, vereadores, servidores e convidados, sob a presidência de Mauro Freitas, ocuparam o salão plenário para uma programação festiva de homenagem à Padroeira dos Paraenses com ponto alto na entrega da comenda “Cirio de Nazaré” a 25 pessoas indicadas pelos parlamentares e sorteio de brindes.

Na ocasião, os vereadores Fabricio Gama (PMN) e Antônio Lima (PRB) destacaram a importância da visita de uma imagem tão venerada pelos paraenses à Casa. Em nome dos homenageados, o padre Josué ressaltou o papel de Maria como Mãe da Igreja e de todos os cristãos. Lembrou que sob apelidos carinhosos como Naza e Nazinha, o povo paraense roga e se confia à mãe de Jesus. O homenageado correlacionou a atuação maternal de Maria e da Igreja aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Fazendo referência à realização do Sínodo da Amazônia, o sacerdote chamou a atenção para as condições do mundo que esta geração deixará para filhos e netos e destacou o protagonismo do ser humano que deve ter garantidos também saúde, educação, transporte digno, direitos remuneração justa.

As personalidades que receberam as comendas foram as seguintes:

Terezinha de Jesus de Campos
Pe. Carlos Josué Costa Nascimento
Cogominho Gouvêa Castro
Maria das Dores Cruz
Olgarina Barata Almeida
Renato Rodrigues Corrêa
Angela Maria Matos dos Santos
Ana Maria Oliveira de Lima
Marcelo Valente de Souza
Fabrício da Silva Albuquerque
Antônio de Freitas Guimarães Neto
Paulo Onofre Lopes de Castro
Raimundo Moura Amorim
Raimundo Antônio Silva Barra
Maria Rita Araujo de Souza
Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata
Enderson Xavier Cardoso
Irapuan Louchard da Cunha
Adercílio Amorim Damasceno
Ronaldo Gilberto Hühn
Jurandir Alves dos Santos
Angela Maria Pinheiro da Silva
Regina Lucia Rocha Silva
Lourenço dos Santos Lima
Marilda Costa Rocha

Você pode Gostar de:

Saiba o que foi aprovado na CMB nesta terça-feira, 29

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Um requerimento aprovado durante a …

Skip to content