De autoria do vereador Emerson Sampaio (PP) foi aprovado à unanimidade nesta segunda-feira,9, requerimento que para a realização de sessão especial para que todas as secretarias municipais envolvidas nas obras e serviços referentes à construção do BRT Belém compareçam ao plenário do legislativo para prestar todas as informações sobre os gastos do dinheiro público no investimento desde o início do projeto.
De acordo com o autor do requerimento, a sessão é necessária no momento em que a bancada de oposição tenta aprovar a instalação de uma CPI alegando irregularidades na aplicação dos recursos utilizados na obra. ” Meu voto nessa casa é com ética, e com coerência. Quando fui contra o aumento do IPTU no ano passado, eu vim aqui e diss porque fui contra. Fui à imprensa e disse porque fui contra. Então eu voto com convicção do que estou fazendo, sem ceder à pressão de ninguém. Por isso, pra mim essa CPI é pura politicagem pré-eleição. Então eu quero que a Prefeitura venha aqui e mostre a real situação dos custos dessa obra”, justificou Emerson Sampaio.
O vereador Henrique Soares (PDT) também considera a CPI instrumento político, mas acredita que nenhum vereador na Câmara de Belém seja contra uma obra da magnitude do BRT, com certeza a maior obra de mobilidade urbana já feita na cidade. Também em apoio à proposição do vereador Emerson Sampaio, Gustavo Sefer (PSD) disse ter certeza que a Prefeitura de Belém não terá nenhum problema em vir à Câmara trazer todas as informações solicitas e comj total transparência mostrar que a obra está sendo realizada dentro do prazo e orçamento licitado e devidamente fiscalizado por quem de direito.
Argumentando novamente com o relatório da CGU em mãos, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) voltou a afirmar que os dados registrados no documento contestam todas as respostas apresentadas até agora pela Prefeitura, e que houve pressão do Executivo para que a CPI não fosse instalada.
Após a aprovação da proposta, o vereador Emerson Sampaio agradeceu o apoio dos demais vereadores para a realização da sessão especial,que ainda não tem data definida, e pediu que todos estejam presentes pois só com o domínio das informações cada um poderá ter segurança das suas posições a respeito do assunto.