quarta-feira ,23 setembro 2020
Home / Notícias / Dia Municipal do Psiquiatra passará a fazer parte do calendário oficial de Belém

Dia Municipal do Psiquiatra passará a fazer parte do calendário oficial de Belém

Vereador Elenilson Santos durante a defesa do projeto na tribuna

Todo dia 10 de Outubro será celebrado o Dia Municipal do Médico Psiquiatra. A data vai passar a integrar o calendário oficial de Belém depois da aprovação de um projeto de lei, em sessão ordinária, nesta terça-feira, 15, de autoria do vereador Elenilson Santos (Avante). O Poder Legislativo ficará responsável por realizar uma sessão especial com o objetivo de promover a reflexão, a conscientização e sensibilizar aos diversos segmentos da sociedade de seu papel como agente decisivo para a garantia da saúde mental dos indivíduos.

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento e prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional, como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e outros. 10 de outubro foi escolhido porque também é o dia em que se comemora o Dia Mundial da saúde mental, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo o vereador, o projeto é para valorizar a profissão que exige muita dedicação, afinal são 6 anos para a formação em medicina e mais 3 pós graduação até se tornar especialista. Elenilson destacou também que temos um número muito grande de pessoas que precisam da ajuda de psiquiatras e que existe uma carência de médicos que possuem essa especialidade. “Existe uma necessidade de organizar um mutirão pra atender a demanda. Tem pessoas que esperam meses por uma consulta. Se tivéssemos um local específico para atender de forma humanizada teríamos a redução dos casos de suicídio. O projeto vem para alertar a população também”, afirmou.

Você pode Gostar de:

Câmara aprova projetos em bloco

Plenário durante a sessão desta terça-feira, 22. Na manhã desta terça-feira, 22, a Câmara Municipal …

Skip to content