sexta-feira ,18 setembro 2020
Home / Notícias / Dia Municipal de Combate ao Feminicídio é incluído no calendário oficial de Belém

Vereador Fernando Carneiro (PSOL) durante o discurso na tribuna da CMB.

Um projeto de lei incluiu no calendário oficial de Belém o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio que será lembrado todo dia 25 de novembro, mesma data internacionalmente instituída pela Organização das Nações Unidas para o combate à violência contra a mulher. A autoria foi do vereador Fernando Carneiro (PSOL) que propôs que a lei se chamasse “Samara Mescouto e Jennyfer Monteiro”, duas jovens vítimas de crimes bárbaros na Região Metropolitana de Belém.

De acordo com Fernando, o Brasil é o quinto país no mundo com o maior número de mulheres mortas vítimas desse crime. O vereador enfatizou que são muitas mulheres mortas todos os dias e que na maioria das vezes o próprio companheiro é o criminoso. Ele também ressaltou que negras da periferia são a maioria. Para ele, é necessário o combate ao machismo e que os homens assumam o papel estar ao lado das mulheres. “A desconstrução é diária porque a nossa educação é preconceituosa. Tivemos que inserir no código penal o crime de feminicídio para abrir os olhos pra isso. É preciso criar mecanismos de combate para a redução desse crime.”

De acordo com o projeto, no período alusivo ao Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, a Prefeitura de Belém poderá intensificar ações para difundir informações sobre o combate, promover eventos para o debate público sobre a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, mobilizar a comunidade para o enfrentamento e realizar campanhas de conscientização, além de incentivar a participação da sociedade civil para a promoção de palestras e seminários, inclusive em instituições de ensino.

Passagem Alm. Saldanha Marinho passa a se chamar Padre João Maria Van Doren

Foto: Fundação Nazaré de Comunicação Um projeto de lei de autoria do vereador Amaury da …