
Com a aprovação unânime do requerimento de autoria do vereador Mauro Freitas(DC) a Câmara Municipal de Belém novamente vai homenagear com uma sessão especial na casa o Dia da Consciência Negra,comemorado em todo o país em 20 de novembro.
A data celebra a memória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, principal símbolo de luta e resistência do povo africano escravizado no Brasil, mas ao mesmo tempo chama a atenção para a importância do povo e da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira. Por esse motivo temas como racismo, discriminação, luta por igualdade, inclusão e respeito à religião e cultura afro-brasileiras vão estar em debate durante a sessão especial chamada pelo presidente da Câmara.
Para o vereador Rildo Pessoa (Avante) a iniciativa do vereador Mauro Freitas é louvável não apenas por reverenciar a consciência negra, mas também para repudiar a prática da escravidão em qualquer que seja a época. “É interessante chamar a atenção para o que eu chamo de inconsciência coletiva quanto aos direitos das pessoas negras. É vergonhoso saber que há pouco tempo na história da humanidade as pessoas consideradas puras apenas por causa da sua pele clara, vendiam com naturalidade as pessoas de pele escura no nosso país, e mais ainda que nos dias de hoje o povo negro ainda enfrente discriminação e preconceito em nossa sociedade “.