quinta-feira ,15 novembro 2018
Home / Pautas / Veto à homenagem dos Estivadores no Círio de Nazaré é tema de discussão na CMB

Veto à homenagem dos Estivadores no Círio de Nazaré é tema de discussão na CMB

Data:  17/05  (Quinta-feira)
Local:
Plenário Lameira Bittencourt- Câmara Municipal de Belém.Trav. Curuzu, 1755 – Marco
Contato: 98208-5521 (Flávia Lima)

Informações:

Um tema sempre polêmico por dividir opiniões, a queima de fogos na Praça dos Estivadores durante o Círio de Nazaré, tradicional homenagem realizada desde  1914 pela então União dos Estivadores de Belém que mais tarde se transformaria no Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Pará, será novamente tema de discussão entre as partes envolvidas, desta vez em sessão especial na Câmara Municipal de Belém, convocada pelo vereador Adriano Coelho (PDT).

A homenagem da categoria não ocorreu em 2017 porque os órgãos de segurança proibiram a realização do evento na Praça dos Estivadores alegando questões de segurança aos romeiros. Como alternativa, foi sugerido que a queima de fogos fosse realizada em uma balsa ao largo da orla da cidade, o que não foi aceito pelos trabalhadores. Sobre o risco à segurança aos romeiros, o Sindicato dos Estivadores argumenta que em mais de cem anos de realização da homenagem, nunca houve a ocorrência de incidentes durante o evento.

O objetivo da sessão especial desta quinta-feira na CMB  é deixar claros os motivos do veto tanto para os trabalhadores do porto quanto para a população e discutir soluções que viabilizem a realização da homenagem do Sindicato dos Estivadores, evento já incorporado culturalmente às festividades do Círio. O debate vai envolver a categoria, representantes dos órgãos de segurança pública e comunidade em geral.

Sessão especial marca o Dia Nacional da Consciência Negra

Data: 14/11/18- Quarta feira Hora: 15h Local: CMB- Trav. Curuzu, 1755- Marco Informações: No próximo …