quarta-feira ,13 novembro 2019
Home / Vereadores / PSOL / Enfermeira Nazaré / Vereadores se manifestam contra o desmatamento na Amazônia

Vereadores se manifestam contra o desmatamento na Amazônia

Imagem aérea de queimadas na cidade de Altamira, Estado do Pará. (Foto: Victor Moriyama / Greenpeace)

A discussão sobre as reais proporções do desmatamento na Amazônia tem sido predominante nos discursos e nos noticiários do país e do mundo. Na Câmara Municipal de Belém não é diferente. Na sessão ordinária desta terça-feira,27, o tema dividiu opiniões durante a discussão do requerimento apresentado pela vereadora Enfermeira Nazaré Lima (PSOL) solicitando que a CMB se manifeste sobre as constantes queimadas na Amazônia.

Aprovado em plenário, o requerimento se baseou em dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). ” O diretor do Inpe, Ricardo Galvão, anunciou dados preocupantes sobre o desmatamento na Amazônia, segundo os quais houve um aumento de 238% em relação a 2017 que teve desmatados 6.947 km de área”, explica a vereadora.

Nazaré Lima destaca a importância da CMB repudiar a atual política ambiental no País que, segundo a vereadora, incentiva o desmatamento na Amazônia.

Para Nazaré Lima a aprovação do requerimento demonstra o repúdio do legislativo municipal ao grave problema do desmatamento. “Agradeço o apoio dos vereadores a essa proposta que mostra o posicionamento da Câmara Municipal de Belém, capital da Amazônia, mostra que não estamos passivos diante dessa situação que ameaça as nossas florestas e que vamos sim cobrar atitude dos governantes diante das queimadas e dos desmatamento ilegal “.

Em sua justificativa de voto o vereador Rildo Pessoa ( destacou que é importante trazer o tema para debate até para que fique claro, em relação ao desmatamento, que o Brasil não precisa abrir novas áreas para as atividades extrativistas. ” O fato é que o País tem áreas suficientes para a produção, mas por outro lado o empresário legitimado não pode fazer manejo florestal sem a retirada das árvores e é possível fazer isso de forma adequada”, avaliou Rildo.

Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em sessão especial

Em Belém a Casa Dia é referência no atendimento a pessoas vivendo com o HIV. …