segunda-feira ,21 setembro 2020
Home / Notícias / Vereadores pedem esclarecimentos para Cosanpa

Vereadores pedem esclarecimentos para Cosanpa

O autor do requerimento, Wilson Neto (PV)

A Câmara Municipal de Belém vai formar uma comissão que vai até a Companhia de Saneamento do Pará- Cosanpa, em hora de data a serem marcadas, para uma reunião com os dirigentes da instituição. Na ocasião serão solicitadas cópias da contratação da empresa privada responsável pela substituição das tubulações de água do município de Belém, bem como detalhes sobre o programa “Caixa d’água para todos”, entre outros esclarecimentos. A proposta foi do vereador Wilson Neto (PV).

O requerimento apresentado pelo vereador também cita as obras que estão sendo feitas em algumas ruas de Belém que já haviam sido asfaltadas pela prefeitura recentemente. O vereador pede que seja apresentado um plano de recuperação da malha asfáltica e/ou método de ressarcimento ao município pelos prejuízos causados em diversas vias da capital. Wilson Neto destacou ainda que a companhia está em déficit financeiro, conforme apontou o relatório anual, e mesmo assim realizou uma operação de comprometimento de recursos. Para ele, tal atitude prejudica o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o trabalho da ARBEL.”O transtorno está sendo enorme pra nossa cidade.

O presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDB), fez um apelo para o Governador do Estado, Hélder Barbalho. Mauro destacou que a Prefeitura está asfaltando as principais vias da cidade como a Governador José Malcher, Pedro Álvares Cabral, Conselheiro Furtado e em cada canto dessas avenidas a Cosanpa está abrindo buracos imensos e comprometendo todo o trabalho. “Entendo que é para melhorar o saneamento, mas na lei está escrito que quando fizer o trabalho precisa reasfaltar a via porque foi investido dinheiro público e jogado fora. Isso é respeito com a população”.

O vereador Sargento Silvano (PSD) afirmou que há mais de 10 anos a qualidade da água não era uma prioridade pra gestão estadual, faltava água em todos os lugares de Belém e a qualidade era péssima. Silvano citou também que há tempos não era feita manutenção nos tubos que são centenários. Ele disse ainda que as consequências dessa falta de manutenção são inúmeras. “As obras são necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Claro que vai trazer transtorno nas vias, mas é para benefício da população”.

Para Igor Andrade (SD), a mudança de conduta da Cosanpa durante essa gestão é visível, pois várias obras estão acontecendo e todas são essenciais para que a população tenha acesso a um serviço de qualidade. Ele também citou que é preciso sim planejar o reasfaltamento para que não haja transtorno para a população. Fernando Carneiro (PSOL) afirmou que esse problema é antigo na capital e criticou a falta de projetos da Cosanpa que inclusive acarreta na perda investimentos do Governo Federal. Carneiro citou que é preocupante a falta de recursos de um órgão que presta um serviço essencial na capital.

Rildo Pessoa (PTdoB) pontuou que existe pouca sinalização no serviço que está sendo feito nas ruas. Segundo ele, os funcionários não estão identificados, nem os veículos e muito menos há existência de placas informativas. Rildo também citou o material que está sendo usado quando a Cosanpa faz a pavimentação. “Muitas vezes é um material saturado, que não é adequado, não tem qualidade e não serve. Vai se resolver a tubulação, ai tapa de qualquer jeito, depois os carros pesados danificam e a culpa vai ser da prefeitura. Injusto isso.

Passagem Alm. Saldanha Marinho passa a se chamar Padre João Maria Van Doren

Foto: Fundação Nazaré de Comunicação Um projeto de lei de autoria do vereador Amaury da …