sexta-feira ,4 dezembro 2020
Home / Notícias / Vereadores pedem a inserção de reportagens nos anais da casa

Vereadores pedem a inserção de reportagens nos anais da casa

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão ordinária desta terça-feira, 04.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 04, a pedido da vereadora Simone Kahwage (Cidadania), foi inserida nos anais da casa uma matéria do dia 09 de Abril com o tema “Edital da Funpapa credencia costureiras e cooperativas para confecção de máscaras de prevenção do Covid-19”. A iniciativa da Prefeitura possibilitou que essas profissionais trabalhassem e garantissem uma renda para família mesmo em meio a pandemia. As máscaras foram distribuídas para o uso da população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A autora do requerimento parabenizou a Prefeitura de Belém pelo projeto que credenciou mais de 200 costureiras e 30 cooperativas de trabalhadoras para fabricarem máscaras que foram doadas para a população em unidades de saúde. A vereadora também citou o “Projeto Viva Mulher” do mandato dela que traz renda para as mulheres das comunidade de Belém. “Essas mulheres estavam sem renda e muitas tiveram a oportunidade de trabalhar”.

O vereador Sargento Silvano (PSD) afirmou que as pessoas mais pobres e necessitadas precisam da ajuda do poder público ainda mais em um período em que muito perderam os empregos. Segundo ele, o edital trouxe recurso financeiro para essas mulheres que muitas vezes são chefes de família e não tem a figura masculina para ajudar na renda. “Eu fui criado no canal São Joaquim com a minha mãe sendo lavadeira e costureira. Tenho muito orgulho dessa profissão que precisa ser respeitada e valorizada”.

Uma solicitação do vereador Igor Andrade (SD) pediu a inserção nos anais da casa de uma reportagem do Portal G1 no dia 02.08.2020 com o título “Arquidiocese de Belém pede investigação de perfis falsos de Dom Alberto Taveira nas redes sociais”. A publicação informa que já foi feita a queixa à Polícia Civil e solicitado que o caso seja investigado para descobrir quem são os responsáveis pelo crime. O anuncio foi feito na página oficial da arquidiocese nas mídias sociais

Para o autor do requerimento, Dom Alberto tem um trabalho sério e reconhecido, além de conduzir a igreja com maestria. Igor Andrade repudiou as pessoas que estão usando de má fé tendo uma atitude dessa. O vereador lembrou que a atitude é configurada como crime, falta de responsabilidade e respeito. “A igreja já está passando um momento de extrema necessidade, seja pela falta do pagamento do dízimo ou pelo Círio de Nazaré que está correndo o risco de não acontecer e ainda vem uma situação dessa”.

Toré Lima (Republicanos) considerou um absurdo que a maior autoridade da igreja católica no Pará seja vítima de fakenews. Segundo o parlamentar, as notícias falsas existem em todo o país, mas com uma autoridade como Dom Alberto é um crime sem tamanho. Para ele, a polícia precisa intervir e punir severamente. “Um dos homens mais respeitados desse estado não pode ser vítima de uma falta de respeito dessa. As mentiras precisam ser combatidas pelas polícia. Essas pessoas tem que ser presas”.

Rildo Pessoa (PTB) solicitou que fosse inserida nos anais da casa uma matéria do Jornal Liberal desta terça-feira, 04, com o título “Sensação Térmica pode chegar a até 39 Graus”. De acordo com a reportagem, a temperatura deve variar de bairro para bairro. Em geral, o tempo será de céu claro a parcialmente nublado. Na opinião do vereador, isso acontece porque poucos locais em Belém tem árvores e espaços arejados. “Só vemos hoje asfalto, concreto que dá uma sensação térmica de altas temperaturas. Que mora em casa sente bastante o calor. Deveriam ser feitas ações de conscientização da população”, disse Rildo.

CMB aprova 76 projetos durante sessão ordinária

Em votação simbólica, por maioria de votos, setenta e seis projetos de lei, de resolução …