terça-feira ,20 agosto 2019
Home / Vereadores / PSOL / Enfermeira Nazaré / Vereadores elegem Fabrício Gama primeiro vice-presidente da CMB

Vereadores elegem Fabrício Gama primeiro vice-presidente da CMB

Fabrício Gama, do PMN, é o primeiro vice-presidente da CMB.

Por maioria absoluta o vereador Fabrício Gama (PMN) foi eleito nesta  terça-feira,5, primeiro vice-presidente  da mesa diretora  da Câmara Municipal de Belém.  O cargo estava vago desde a renúncia do ex-vereador Gustavo Sefer (PSD), que deixou a Câmara por ter sido eleito deputado estadual nas eleições de 2018.

Fabrício Gama disputou a vaga com a vereadora Enfermeira Nazaré Lima (PSOL) que assumiu a vaga deixada pela ex-vereadora Marinor Brito, agora deputada estadual. Antes da votação os dois candidatos se manifestaram em defesa das suas candidaturas. A vereadora Nazaré Lima disse que embora estivesse apenas no seu segundo dia de atuação parlamentar e ainda não tenha total domínio da estrutura administrativa da casa, fazer parte da mesa diretora ampliaria a representatividade das mulheres na condução dos trabalhos da Câmara Municipal. O vereador Fabrício Gama declarou que com a sua experiência e vivência legislativa, poderia somar ainda mais na construção não só interna, mas externa do parlamento municipal.

Ao final, por votação aberta,  23 dos  27 vereadores presentes votaram em Fabrício Gama.  Nazaré Lima obteve três votos e houve uma abstenção.

Alguns dos vereadores que apoiaram a candidatura de Fabrício Gama foram à tribuna justificar seu voto, entre eles o vereador Emerson Sampaio do PP. “Eu faço questão de vir aqui dizer que eu voto pela experiência e não por questões de gênero, raça ou condição social. Esse esclarecimento é necessário porque daqui a pouco, nas redes sociais, vamos estar sendo criticados com base nesses aspectos”, declarou.  Da mesma forma a vereadora Simone Kahwage (PRB) fez a sua justificativa. ” Como meu colega, o vereador Emerson, eu também optei por votar na experiência”.

Fernando Carneiro (PSOL) refutou a declaração do vereador Emerson Sampaio quanto a eventuais críticas à eleição de Fabrício Gama. ” No que nos diz respeito não cabe aqui essa preocupação do vereador. Não é do nosso feitio esse tipo de postura, mas é preciso dizer que a representatividade feminina nesta casa  está longe do ideal, considerando que as mulheres são maioria em todos os aspectos sociais, e que o discurso de gênero, de racismo e de violência contra as minorias não é mimimi, é uma necessidade”, afirmou .

O novo vice-presidente agradeceu aos vereadores pela confiança no seu nome para o cargo. “Tenham certeza de que assumo com o compromisso de tocar o trabalho nessa casa e conduzir com responsabilidade os trabalhos da Câmara na ausência do presidente. Quero também registrar meu respeito à coragem da vereadora Nazaré Lima de colocar seu nome nessa disputa”.

A mesa diretora da CMB para o biênio 2019-2020 ficou com a seguinte composição: Presidente: Mauro Freitas (PSDC),1º vice-presidente, Fabrício Gama (PMN);2º vice-presidente, Simone Kahwage (PRB);1º secretário, John Wayne (MDB);2° secretário,Henrique Soares (PDT); 3° secretário, Emerson Sampaio (PP) e 4º secretário:, Amaury da APPD (PT).

Vereadora enfermeira Nazaré Lima (PSOL).

Sessões aprovadas

Além da eleição do novo vice-presidente da casa, os vereadores aprovaram duas sessões especiais na sessão ordinária desta terça-feira,5. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mês de março, a vereadora enfermeira Nazaré Lima (PSOL) vai homenagear,  em sessão especial, as mulheres que são referência na luta contra a violência. No requerimento aprovado em plenário a parlamentar argumenta que “a violência contra a mulher é uma questão social, mostrando-se como um problema de alta magnitude e gravidade, que afeta o físico e o psicológico, sendo considerada um problema de saúde e segurança pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos”.

Proposta pelo vereador Fernando Carneiro (PSOL), será realizada sessão especial com o tema “Agrotóxicos em Belém”, com data ainda a ser marcada. O objetivo da sessão é debater a implantação do projeto de lei de autoria do vereador, já aprovado na CMB e aguardando sanção do prefeito, que proíbe o uso e comercialização de alguns tipos de agrotóxicos em Belém.

Câmara inaugura novas instalações do Núcleo de Apoio ao Cidadão

Com mais conforto e garantia de acessibilidade aos usuários a Câmara Municipal de Belém inaugurou …