sexta-feira ,18 setembro 2020
Home / Notícias / Vereadores de Belém doam parte dos salários para ação de combate ao Coronavírus

Vereadores de Belém doam parte dos salários para ação de combate ao Coronavírus

Foto: Época Negócios

Durante o Plenário Virtual desta terça-feira, 12, a Câmara Municipal de Belém oficializou a realização de uma ação solidária de iniciativa de 29 parlamentares da capital. Os vereadores vão doar parte dos salários para comprar medicamentos que serão distribuídos pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aos hospitais e unidades de saúde para o combate ao coronavírus. No total, foram mais de 100 mil reais arrecadados. O anúncio oficial aconteceu com a inserção nos anais da casa de uma matéria publicada no Jornal O Liberal do último dia 08 de Abril que divulgou a contribuição em primeira mão.

Segundo o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDB), a ideia surgiu de uma conversa entre os parlamentares. A sugestão inicial era adquirir cestas básicas, mas no decorrer das discussões surgiu a ideia dos remédios, devido a grande procura pelos medicamentos para tratar o coronavírus e a falta de recurso de muitas famílias da capital que perderam seus empregos nesse período. “É importante esclarecer que foram procurados para participarem da ação os parlamentares que têm relação mais próxima uns com os outros”.

O  vereador Wilson Neto (PV) destacou que a iniciativa não é da instituição Câmara e sim de um grupo de vereadores. “Todos estão livres pra fazerem as suas ações pessoais”.  Nilda Paula (PSD) disse que não se trata de um fato político e que nem é para os demais parlamentares se sentirem excluídos. “Existem grupos de afinidade, que compactuam dos mesmos valores éticos, não necessariamente do mesmo partido ou que apoiem o governador ou o prefeito. Façam grupos, tomem iniciativas, façam outras doações. Quanto mais atitudes dessa, melhor”, disse Nilda. John Wayne (MDB) acrescentou que não dá pra compartilhar ações desse tipo com vereadores que só sabem criticar e denegrir o trabalho da casa.

Sargento Silvano (PSD) parabenizou os vereadores e, apesar de não fazer parte do grupo, falou que tem ajudado muitas pessoas de forma paralela, seja com medicamentos ou alimentos. Ele disse ainda que só a distribuição de medicamentos não resolve o problema. “Não temos médicos nas unidades e hospitais. Temos que dobrar os salários dos profissionais da saúde”, enfatizou. Nazaré Lima (PSOL) disse que fazer doações não é função do vereador, mas elogiou a boa iniciativa dos pares. Fernando Carneiro (PSOL) foi o único parlamentar contra o requerimento. Ele justificou o voto dizendo que se tratava apenas apenas de uma manobra política.

Lulu das comunidades (PTC) ressaltou que não é só por conta do covid-19 que os vereadores estão fazendo essas ações. De acordo com ele, a maioria tem projetos que ajudam a população há muito tempo. “A gente vê a dificuldade das pessoas e temos o prazer em ajudar. Todos nós podemos contribuir pro município com essas ações”, falou Lulu. Para Pablo Farah (PL) a escolha de fazer os investimentos em medicamentos foi acertada. Ele também repudiou o aumento significativo nos preços. “Antes comprávamos a R$17 a azitromicina, agora está R$40. É um absurdo. E ainda tem o mercado negro funcionando que não garante a eficácia do remédio”.

A satisfação em contribuir com a iniciativa foi destacada por Simone Kahwage (Cidadania). A vereadora disse que a doação vai tranquilizar a população que vai ter mais uma possibilidade de ter acesso a esses remédios. Ela também lembrou que ação vem pra somar ao trabalho que está sendo feito pela prefeitura. “Temos trabalhado com responsabilidade, sem superfaturamento em equipamentos essenciais. Demos um grande salto nesse anos com a construção das Upas e com a reforma de hospitais públicos”, encerrou Simone.

Os vereadores que apoiam a ação são: Mauro Freitas, Fabrício Gama, Adriano Coelho, Blenda Quaresma, Celsinho Sabino, Toré Lima, Simone Kahwage, Amaury da Appd, Nilda Paula, Professor Elias, Pablo Farah, Joaquim Campos, Bieco, Paulo Queiroz, Zeca Pirão, Neném Albuquerque, Igor Andrade, Rildo Pessoa, Lulu das Comunidades, Henrique Soares, Marciel Manão, Gleisson Silva, Moa Moraes, Wilson Neto, Dr. Elenilson Santos, Prof. Wellington Magalhães, John Wayne, Dinely e Nehemias Valentim.

Passagem Alm. Saldanha Marinho passa a se chamar Padre João Maria Van Doren

Foto: Fundação Nazaré de Comunicação Um projeto de lei de autoria do vereador Amaury da …