quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Vereadores aprovam moção de repúdio ao PL  sobre abuso de autoridade

Vereadores aprovam moção de repúdio ao PL  sobre abuso de autoridade

Plenário da CMB discute pontos polêmicos do PL do abuso de autoridade.

As discussões sobre o Projeto de Lei de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chegaram à Câmara Municipal nesta quarta-feira,21, quando os vereadores aprovaram requerimento do vereador Pablo Farah (PHS) solicitando  moção de repúdio ao PL que já foi aprovado no Congresso Nacional  e aguarda sanção, com vetos, do presidente Jair Bolsonaro.

O texto aprovado por deputados e senadores tipifica situações de abuso de autoridade cometido por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas, que poderão ser enquadrados no crime, e define como será o processo penal, a responsabilização e os efeitos da condenação.

Para o vereador Pablo Farah  o projeto de lei é nocivo para a sociedade por tentar frear o trabalho dos agentes de segurança. ” Esse projeto foi elaborado por meia dúzia de congressistas que querem apenas se proteger. A lei contra abuso de autoridade já existe na legislação brasileira, basta ser cumprida. Essa proposta que se Deus quiser vai ser vetada pelo presidente Bolsonaro é uma tentativa de impedir o trabalho de quem combate o crime e a corrupção no país”, argumenta.

Sobre o assunto, o vereador Rildo Pessoa (Avante) foi um dos que manifestou apoio à iniciativa de Pablo Farah mas sugeriu que o projeto seja analisado com cautela. ” É preciso avaliar o projeto artigo por artigo, porque o texto não se resume a punir abuso de poder da polícia, mas sim de todos os poderes. É preciso equilíbrio para reconhecer que existe abuso em todas as esferas. Mesmo no Judiciário, vários casos comprovam que a punição para juízes que cometem crimes acaba sendo a aposentadoria”.

Tucunduba e Hospital Veterinário

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira,21, foram definidos os temas das próximas sessões especiais propostas e aprovadas em plenário. De autoria do vereador Igor Andrade (PSB) foi aprovado o debate sobre a conclusão da obra de macrodrenagem do Tucunduba. A intenção do vereador é atualizar a população, em especial os moradores dos bairros de abrangência direta do projeto, que são Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, sobre o andamento da obra e discutir com o governo do Estado todas as questões referentes ao empreendimento, inclusive o prazo de conclusão.

Outra sessão especial que entra na agenda da CMB é a que vai debater a implantação do Hospital Municipal Veterinário de Belém, proposta pelo vereador Mauro Freitas (DC),presidente da CMB. A vereadora Simone Kahwage (PRB) vai realizar sessão especial no dia 30 de outubro em homenagem aos 99 anos do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Também em sessão especial o vereador França (PRB) vai homenagear o Grupo Universal nos Presídios (UNP).

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …