quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Vereadores aprovam medalhas, títulos, datas comemorativas e campanhas de conscientização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25, os vereadores de Belém aprovaram cerca de 50 projetos em bloco, entre eles medalhas, títulos, datas comemorativas e campanhas de conscientização. De autoria do vereador Pablo Farah (PHS) foi instituído o “Dia Municipal do Imigrante Libanês”. Todo o dia 13 de Março será comemorada a data no calendário oficial de Belém. Para Pablo Farah, o projeto é uma forma de reconhecer a contribuição dada pela comunidade libanesa ao município.

Também foram aprovadas outras datas comemorativas como: Dia Municipal do Tradutor e do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Celsinho Sabino-PSC); Dia Municipal da Conscientização da Pessoa com Transtorno Bipolar e Semana Municipal de Conscientização do Transtorno Bipolar (Elenilson Santos- Avante), Dia Municipal da Conscientização sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (Pastor França- PRB); Dia Municipal do Profissional da Imprensa de Mídia Eletrônica e de Mídia Digital (Mauro Freitas-DC); Dia Municipal da Família na Escola (Mauro Freitas-DC); Dia Municipal do Trabalhador em Transporte Rodoviário (Altair Brandão-PC do B); Dia Municipal da Consciência das Religiões de Matriz Africana (Prof. Elias-PTN); Dia Municipal do Ótico e da Optometria (Igor Andrade-PRB) e o Dia da Paz e do Perdão (Neném Albuquerque- PSL)

Semanas importantes vão passar a fazer parte do calendário oficial de Belém. A Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio será realizada anualmente de 08 a 14 de março. A intenção do projeto de autoria do vereador Dr.Chiquinho (PSOL) é chamar atenção para o tema e celebrar parcerias com a iniciativa privada para organizar atividades. A Semana de Mobilização e Conscientização dos alunos da rede de ensino do município de Belém sobre a importância da Lei Maria da Penha será em agosto e foi proposta pela vereador Sargento Silvano (PSD).  Toda terceira semana do mês de maio vai acontecer a Semana da Conscientização sobre Esquizofrenia também proposta pelo vereador Sargento Silvano. A Semana de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Mama e do Colo do Útero, de autoria de Simone Kahwage (PRB), será no mês de Outubro. Todo dia 18 de abril começará a Semana Municipal do Livro Infantojuvenil, conforme proposta da vereadora Nilda Paula (PSD).

A Campanha Municipal de Prevenção e Conscientização da Síndrome ou Transtorno de Pânico vai realizada anualmente na última semana do mês de Setembro. A autoria é o vereador Fabrício Gama (PMN). A Secretaria Municipal de Saúde será a responsável por organiza palestras, exposições, painéis, além de campanhas publicitárias para informar a população.

Alguns meses do ano foram escolhidos para que sejam celebradas  .O Dezembro Verde será dedicado para ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais (Dr. Elenilson). O Abril Laranja, mês de prevenção da violência contra os animais, foi ideia do vereador Moa Moraes (PSDB). O mês de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes será Maio, conforme proposta da Simone Kahwage. O Novembro Prata, instituído pelo vereador Dinelly, será dedicado ao combate a violência contra a pessoa idosa. O Setembro Amarelo será para a Prevenção do Suicídio, de acordo com o projeto do parlamentar Dr. Elenilson.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …