quinta-feira ,9 julho 2020
Home / Vereadores / PSOL / Enfermeira Nazaré / Vereadora Nazaré Lima tem dois projetos aprovados em plenário

Vereadora Nazaré Lima tem dois projetos aprovados em plenário

Autora dos projetos, vereadora Nazaré Lima

Como proposta da vereadora Nazaré Lima (PSOL), na sessão ordinária desta segunda-feira, 16, os vereadores de Belém aprovaram a inclusão no calendário oficial de Belém da “Semana Municipal de Educação, Conscientização e Enfrentamento à Endometriose”. O evento será realizado na segunda semana do mês de março. Segundo a parlamentar, o projeto é para alertar a sociedade sobre os cuidados com a enfermidade. “A doença afeta a qualidade de vida da mulher, as relações pessoais e apesar da gravidade muitas mulheres não têm conhecimento sobre o problema. A desinformação prolonga o sofrimento da paciente”, disse Nazaré.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endometriose apontou que a doença é responsável por 40% dos casos de infertilidade do país. Os dados apontam ainda que 6 milhões de mulheres no Brasil têm a doença e que a maioria não tem informações sobre o problema, além de não saber como tratar. Diante disso, objetivo do projeto é divulgar ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras relacionadas à doença. A proposta também prevê o acesso universal aos serviços públicos pelas portadoras, a democratização de informações sobre as técnicas e procedimentos cirúrgicos existentes. As ações educativas serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos

Também de autoria da vereadora Nazaré Lima foi aprovada a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos”.  A realização será anual nos primeiros dias do mês de outubro com palestras, debates e painéis com especialistas técnicos, bem como atividades voltadas para os cuidados que devem ser tomados para a prevenção de acidentes domésticos.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Funpapa irão desenvolver atividades de esclarecimento e conscientização sobre o tema. Poderão ser firmadas parceiras com entidades da sociedade civil para ações de prevenção e de defesa do idoso no intuito de promover atividade educativas durante a semana comemorativa. O Poder Público poderá celebrar acordos, convênios e outros instrumentos com entidades privadas.

Você pode Gostar de:

Dia Municipal de Combate ao Feminicídio é incluído no calendário oficial de Belém

Vereador Fernando Carneiro (PSOL) durante o discurso na tribuna da CMB. Um projeto de lei …

Skip to content