segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / Adriano Coelho / Vereador quer ampliação do direito à mamografia gratuita pelo SUS

Vereador quer ampliação do direito à mamografia gratuita pelo SUS

Em ofício encaminhado ao secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, o vereador Adriano Coelho (PDT) dá mais um passo no sentido de tentar reverter, em Belém, o cumprimento da portaria nº 61/2015 do Ministério da Saúde, que restringe a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o vereador, a portaria ignora a lei federal 11.664 de 29 de abril de de 2008 que garante a realização do exame como medida preventiva ao câncer de mama, para mulheres a partir de 40 anos. A proposta do vereador é que seja cumprida a constituição federal nesse caso. ” São dez anos que fazem muita diferença, uma vez que como todos sabem, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura consideravelmente”, argumenta o parlamentar.

Durante o Outubro Rosa, a campanha mundial de combate ao câncer de mama, o vereador tem manifestado constantemente na tribuna da CMB seu apoio à causa pela saúde das mulheres. Nesta quarta-feira,18, véspera do Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, Adriano Coelho aproveitou para parabenizar a Prefeitura de Belém que, por meio da Sesma, presta atendimento preventivo ao câncer de mama nas unidades municipais de Saúde. O vereador destacou ainda as ações do Serviço Social do Comércio, Sesc, que durante o mês de outubro está oferecendo exames gratuitos contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero destinados a mulheres de 40 a 60 anos. A iniciativa do Sesc motivou o requerimento em que o vereador solicita que seja inserido nos Anais da CMB, a matéria intitulada “Sesc oferta exame gratuito contra dois tipos de câncer”, publicada no caderno Atualidades do jornal O Liberal do dia 05 de outubro de 2017. O requerimento teve aprovação unânime no plenário da Câmara.

Três reportagens são inseridas nos anais da casa

Na sessão ordinária desta terça feiora, 31, à pedido da vereadora Simone Kahwage (PRB), foi …