quarta-feira ,13 novembro 2019
Home / Vereadores / AVANTE / Vereador incentiva a implantação da plataforma Telessaúde em Belém

Vereador incentiva a implantação da plataforma Telessaúde em Belém

Em reunião com o secretário Sérgio de Amorim, o vereador Rildo Pessoa e representantes da Anatel e Telessaúde deram os primeiros passos para a implementação da plataforma em Belém.

O programa nacional Telessaúde Brasil Redes pode chegar à ilha do Combu, região das ilhas de Belém. Nesse sentido o vereador Rildo Pessoa (Avante) já mobilizou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) solicitando que, por meio da Anatel, seja viabilizada a conectividade da Unidade de Saúde do Combu para a implantação do programa.

Com esse objetivo, em reunião na Sesma em setembro deste ano com o titular da Secretaria e representantes da Anatel e da plataforma Telessaúde, Rildo Pessoa reiterou a importância de Belém aderir aos serviços. “Hoje existe uma grande dificuldade de diagnóstico em algumas especialidades médicas da saúde básica. Por isso estamos solicitando à Sesma que Belém se link à plataforma que já disponibiliza 19 dessas especialidades para o município. Todos os profissionais de saúde da rede municipal podem ser conectados ao Telessaúde e com isso tanto um agente de saúde, quanto um médico podem ter  acesso a uma consultoria, um telediagnóstico, uma segunda opinião”, argumenta o vereador.

Teleassistência

O Telessaúde é uma ação nacional que visa melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação e dessa forma oferecer benefícios como a redução de custos e do tempo de deslocamentos, fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso, mais agilidade no atendimento  e otimização dos recursos do SUS.

O programa funciona em Núcleos de Telessaúde Técnico-Científicos, já implementados em 11 estados, que estão conectados em rede e oferecem teleconsultorias a aproximadamente 1.500 Unidades Básicas de Saúde.

Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em sessão especial

Em Belém a Casa Dia é referência no atendimento a pessoas vivendo com o HIV. …