quarta-feira ,26 abril 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Veiculação obrigatória do carimbó nas rádios de Belém será debatida em sessão especial

Grupo de Carimbó Sancari, na foto de Oswaldo Forte – Comus/PMB.

O assunto ainda está em discussão, mas já tramita na Câmara Municipal de Belém em forma de projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (PSDC). O projeto institui a inclusão do “Momento do  Carimbó” na programação diária das emissoras de rádio que operam na capital, como forma de divulgação e valorização da expressão cultural símbolo do município. O objetivo é promover a cultura e estimular a criação de novas músicas e músicos, a partir do espaço na mídia. A sessão especial solicitada pelo vereador Mauro Freitas para ampliar o debate sobre o tema, em data a ser definida, foi aprovada à unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira,18, quando também foram iniciadas as discussões sobre o projeto de lei, que devem continuar nas próximas sessões ordinárias.

“Belém vive uma crise de identidade depois dos 400 anos no que diz respeito ao carimbó. E que bom que é só no carimbó, porque o nosso brega, que hoje o paraense abraça como sua cultura, graças a Deus é muito divulgado,inclusive na maioria das rádios o brega é muito tocado e isso é muito importante. Isso me chamou a atenção, porque se o brega tem toda essa mídia na rádio, porque o carimbó, o siriá, as músicas que estão na nossa raiz não pode ter? “, questiona Freitas.

Para o autor do requerimento a sessão especial vai promover ampla discussão sobre o tema, principalmente no que diz respeito à pouca expressão que  atualmente o carimbó tem entre os jovens. ” É impressionante como a juventude, os nossos filhos, não têm ligação com a nossa música-raiz.Acho que assim como acontece em outros estados. como no Rio de Janeiro com o funk, em Manaus, com a toada do boi, e como ocorre com o forró e o sertanejo que veio de Goiânia e tomou conta do Brasil, porque que um ritmo lindo como o nosso carimbó, com compositores fantásticos, deve cair no esquecimento?. Acho que esse é um momento ímpar para esta Casa discutir a valorização não só da música, mas da culinária, da cultura, da arquitetura da nossa cidade e do nosso estado”, argumentou.

Ao apoiar a realização da sessão especial que vai debater o assunto, o vereador Emerson Sampaio (PP) disse ser necessário, porém, que a iniciativa não se resuma a “tocar o carimbó nas rádios, mas que o poder público incentive o carimbó como manifestação cultural, bem como resgate os artistas paraenses desse gênero musical, hoje esquecidos”.

Foto: Oswaldo Forte – Comus/PMB.

Defensores Públicos serão homenageados em sessão especial

O papel da Defensoria Pública na prestação de assistência jurídica à parcela da população que …

One comment

1. Entendo que é a nossa cultura, temos outros prioridades a serem discutida pela Câmara dos Vereadores em nossa sofrida Belém exemplo, ruas somente buracos intransitável sou usuário de ônibus, lixo nas ruas e etc.., vamos olhar um pouco mais para a nossa maltratada cidade. Vocês foram eleitos com o voto popular vamos olhar o que a população precisa.

Abs
    Luiz Cláudio