domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / PSL / Delegado Nilton Neves / Último dia de trabalho legislativo é marcado por homenagens na CMB

Último dia de trabalho legislativo é marcado por homenagens na CMB

Vereador Mauro Freitas presidiu a última sessão solene do ano legislativo.

No encerramento do exercício legislativo de 2017,  a Câmara Municipal de Belém realizou nesta sexta-feira,15,  sessão  solene para homenagear mais de cem personalidades e instituições com a entrega das comendas Adelermo Matos, de Folclore, Esporte Paraense/Reconhecimento Nacional, Amazônia Para Sempre, Rômulo Maiorana, Mérito Cultural/Patrimônio de Belém, Serzedelo Corrêa, Proteção de Animais, Jaime Teixeira/Direitos Humanos, Clodomir Colino, 15 de Agosto, Repórter Padrão, Benemérito Evangélico, Benedito Monteiro, Gaspar Viana, Isaac Soares, Paulo Frota, Maria da Penha, Evandro Chagas e Jornalismo Ambiental.

A solenidade lotou o plenário Lameira Bittencourt, o que para o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PTC) expressa a importância desse reconhecimento público que o legislativo faz às pessoas que se  destacaram por relevantes serviços prestados nas suas áreas de atuação. “Essa sessão é muito importante porque fecha de maneira brilhante um ano que eu considero de grande expressão para o legislativo municipal que, como eu sempre digo com muito orgulho, foi um dos que mais se destacou em todo o país. Em nome de todos os 35 parlamentares que compõem essa Câmara parabenizo todos os homenageados hoje, porque sei o quanto significa esse reconhecimento, pois eu mesmo hoje vou receber uma honraria da Academia Paraense de Letras”, declarou o vereador.

Jornalista Lázaro Moraes fez os agradecimentos representando todos os homenageados.

Honrarias e emoção

Representando todos os homenageados, o jornalista Lázaro Moraes, editor-chefe do jornal O Liberal, indicado pelo vereador Nilton Neves (PSL), agradeceu a concessão das honrarias dizendo que estas devem ser recebidas como a expressão do reconhecimento público, uma vez que a Câmara Municipal é a representante legal da população. “Temos aqui representantes dos mais diversos segmentos: Educação, Saúde, Esportes, Cultura e outros, todos sendo homenageados porque de alguma maneira contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Pra mim, a medalha Isaac Soares significa muito, porque foi uma pessoa com quem eu trabalhei e convivi muitos anos, e hoje receber a comenda com seu nome é uma honra”, afirmou.

Entre as instituições agraciadas, O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia do Pará recebeu o diploma de Mérito Jaime Teixeira/Direitos Humanos por indicação do vereador Mauro Freitas. ” Agradecemos esse reconhecimento que além de nos honrar, destaca a importância desse trabalho que incentiva a amamentação como principal fonte de alimentação e saúde de tantas crianças. Só temos a agradecer essa Casa”, disse a coordenadora do Banco de Leite, Cynara Souza.

Também indicada pelo presidente da CMB, a ultramaratonista Carmen Sílvia do Carmo Leal foi agraciada com a plaqueta Esporte Paraense/Reconhecimento Nacional. Ao entregar a comenda, o vereador Mauro Freitas anunciou que, sob a coordenação da atleta, em 2018 será realizada a 1ª Corrida do Parlamento Municipal. A parceria é um novo desafio para Carmen Leal. ” É muito gratificante estar aqui hoje sendo reconhecida por todo o trabalho desenvolvido para levar o esporte e o nome do Pará cada vez mais alto. Só posso agradecer essa honraria. Quanto à Corrida do Parlamento Municipal, a expectativa é que dê muito certo e beneficie toda a sociedade como incentivo à melhor qualidade de vida para todos”, disse Carmen.

Plenário lotado no último dia de trabalho legislativo de 2017, na CMB.

Homenageado pelo trabalho em defesa dos Direitos Humanos, o juiz de Direito Claudio Henrique Lopes Rendeiro, que também é conhecido pelo personagem Epaminondas, foi a indicação da vereadora Marinor Brito (PSOL). “Pra mim é uma honra, pela simbologia da medalha Jaime Teixeira, pela pessoa que ele  foi e pela história que ele tem de luta em relação aos direitos humanos. Então, enquanto juiz de Direito, coordenando o projeto Começar de Novo, que trabalha com essa garantia de direitos humanos a presos e egressos dos sistema penal, só posso ficar muito feliz por ter sido indicado”, declarou o magistrado.

No segmento cultural uma das homenagens foi para a transformista Sara de Monserrat, a pedido do vereador Fernando Carneiro (PSOL). Para a artista o momento coroa 2017 como um ano muito especial em sua carreira. “É grande a emoção pelo reconhecimento dos meus  25 anos de trajetória. Por todas as repressões que eu passei nesse período, que não está tão distante da ditadura militar e nem muito próximo do que nós queremos como militantes, como artistas LGBT. Hoje estar sendo homenageada nessa casa que legisla para o município, pra mim significa que valeu a pena ter esperado todo esse tempo”, revelou Sara.

Orgulho também foi o sentimento manifestado pelo médico Acácio Centeno Neto, homenageado pelo vereador Igor Normando (PHS) com a concessão da comenda Gaspar Viana. “É uma grande satisfação pra mim receber uma comenda desse porte. Isso realmente me enche de orgulho,  ainda mais sendo essa a principal comenda na área da saúde outorgada pela Câmara Municipal. Eu agradeço a todos os membros que aprovaram essa recomendação e em especial ao vereador Igor Normando que lembrou do meu nome para  essa homenagem”.

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …