quarta-feira ,19 junho 2019
Home / Vereadores / PSOL / Fernando Carneiro / Tribuna Livre dá voz à população durante sessões ordinárias na CMB

Tribuna Livre dá voz à população durante sessões ordinárias na CMB

Fernando Carneiro defende maior aproximação da população com a atuação do poder legislativo.

Cidadãos e entidades da sociedade civil ganham espaço para livre manifestação durante as sessões ordinárias das quartas-feiras na Câmara Municipal de Belém. Trata-se do horário Tribuna Livre instituído por projeto de resolução substitutivo de autoria do vereador Fernando Carneiro(PSOL) e aprovado à unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira,10.

O projeto altera o artigo 48 do regimento interno da CMB e, além de incluir o horário de Tribuna Livre nas sessões legislativas, também modifica o horário de duração das partes que compõem as sessões ordinárias. O artigo dispõe que as sessões ordinárias se realizarão nos dias úteis, com exceção das sextas-feiras, iniciando às 9h, com duração de duas horas e quarenta e cinco minutos, exceto nas quartas-feiras ou outras sessões  em que ocorrer Tribuna Livre, quanto terão acréscimo de dez minutos.

Dessa forma a partir da nova resolução cada sessão ordinária constará de expediente com duração de 30 minutos; horário de lideranças, com 30 minutos, Tribuna Livre (às quartas-feiras), com duração de 10 minutos; primeira para da Ordem do Dia, com 45 minutos e segunda parte da Ordem do Dia com duração de 60 minutos.

Proximidade

A ideia de aproximar poder legislativo e população é antiga , conforme lembrou o vereador Fernando Carneiro, destacando a importância da Tribuna Livre para que o cidadão traga para dentro da CMB os seus anseios e sua contribuição para o trabalho dos vereadores. “Eu sempre defendi a interação maior do povo com esta casa. Um outro projeto meu propõe inclusive a realização de sessões da câmara nos diversos bairros”, disse Fernando.

Para o vereador Rildo Pessoa (Avante) a presença da comunidade da Casa deve ser cada vez mais incentivada. “Dessa forma a população pode participar e dar apoio às propostas discutidas aqui e colaborar no debate sobre questões importantes para a cidade como por exemplo a situação do lixo, a importância de se instituir a coleta seletiva de forma abrangente na capital, inclusive tornando visíveis as pessoas que hoje já trabalham com isso”, defende.

Mais do que trazer sua contribuição para a solução de problemas comuns a toda a cidade, na avaliação do vereador Emerson Sampaio a aproximação da população com o dia a dia na Câmara também é uma forma do cidadão chamar à responsabilidade cada um dos parlamentares, até cobrando os compromissos de campanha.

Dia Municipal das Águas fará parte do calendário oficial de Belém

No dia 19 de Março passará a ser comemorado, no calendário oficial de Belém, o …