quinta-feira ,5 dezembro 2019
Home / Notícias / Suicídio entra em debate na CMB

Suicídio entra em debate na CMB

Vereador Pablo Farah e representantes do “Grupo todos pela vida”

Hoje, 10 de Setembro, no dia Mundial de Combate ao suicídio, o assunto foi tema de debate na tribuna da Câmara Municipal de Belém. Diversos vereadores se pronunciaram sobre o assunto. Pablo Farah (PHS) enfatizou que no âmbito municipal a questão é lembrada através do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Para o vereador, a temática vem crescendo através da depressão e os dados vem aumentando um preocupando a sociedade como casa de saúde pública. “Queremos alertar a população. Combater esse problema e salvar vidas. Vamos observar o comportamento de que está próximo de nós. A casa tem esse papel social”.

A Oncológica do Brasil e alunos de psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, integrantes do“Grupo Todos pela Vida, estiveram na CMB para trazer dados sobre o assunto e ajudar na conscientização sobre o tema. A intenção é que a campanha possa chegar nos lares também dos funcionários da casa. Gilberto Coutinho, da Oncológica do Brasil, subia a tribuna da CMB. Segundo ele, o suicídio já é um caso de saúde pública. “As vezes o próprio mundo causa depressão, além da intolerância, da ausência da família. A ideia é abraçar as pessoas que precisam, oferecer acolhimento e suporte para tratamento”, disse Gilberto.

Simone Kahwage falou sobre o projeto de lei que trata da “Semana municipal pela vida”. A ideia é que por meio de palestras, fóruns e sessões especiais o tema possa ser debatido para que haja a conscientização através das mídias e dos profissionais da área. “Os casos estão cada vez mais próximos de nós e virando rotina. Todos conhecem alguém que tem depressão e que já falou em suicídio. Vamos ajudar essas pessoas”, ressaltou Simone. Sargento Silvano (PSD) acrescentou dizendo que “nesse momento difícil as pessoas precisam procurar Deus para que consigam força para iniciar um tratamento.

CMB aprova orçamento para 2020

A Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020 foi aprovada durante sessão extraordinária nesta …