domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / PSDC / Mauro Freitas / Solenidade na CMB homenageia comunidade judaica nos 70 anos de criação do Estado de Israel

Solenidade na CMB homenageia comunidade judaica nos 70 anos de criação do Estado de Israel

Vereador Victor Dias com o presidente do Centro Israelita do Pará, Marcos Soares e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

O direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano, destacado pelo presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, por ocasião da criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948 continua movendo a comunidade judaica em todos os cantos do mundo e no Pará não é diferente.

Em Belém as comemorações pelos 70 anos de criação do estado de Israel tiveram como destaque a homenagem feita pela Câmara Municipal em sessão especial proposta pelo presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC) e aprovada à unanimidade pelos demais parlamentares da casa.

Presidida pelo vereador Victor Dias (PSDB), que representou o presidente da Câmara na solenidade, a sessão teve a participaçao do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, em sua primeira visita ao Pará. O embaixador foi homenageado com o Brasão D´Armas de Belém, a principal honraria do município e manifestou satisfação com o reconhecimento da Câmara à história do povo judeu. ” Estamos muito felizes de estar aqui no Pará e em Belém comemorando junto com todos as conquistas e superação de desafios da comunidade judaica, a conquista da democracia de Israel”, disse Shelley.

Representantes da comunidade israelita no Pará são homenageados na Câmara Municipal de Belém.

Mais de 200 anos após o início da imigração judaica para a região Norte, a comunidade israelita de Belém é composta por cerca de 450 famílias. O Centro Israelita do Pará é o principal órgão da comunidade, que conta também com as sinagogas Essel Abraham, Shaar Hashamaim,Beit Chabad e a Hebraica. Também são segmentos representativos da comunidade judaica os grupos femininos Wizo e Pioneiras, o grupo juvenil Kadima / Bnei Akiva e o grupo Guil haZahav, da terceira idade.

O presidente do Centro Israelita do Pará, Marcos Soares, também foi homenageado pela CMB e fez questão de agradecer a iniciativa do vereador Mauro Freitas. Ele fez um breve relato sobre a origem da comunidade judaica no mundo, de acordo com as sagradas Escrituras e falou com orgulho da impotância do seu povo. ” Os registros oficiais dizem que nós somos apenas 1% da população mundial, mas a história prova que apesar disso nós nos destacamos em todos os ramos do conhecimento humano no Brasil e no mundo”, destaca.

Para o vereador Victor Dias presidir a homenagem à comunidade israelita foi também uma satisfação pessoal .” Pra mim é muito gratificante estar entregando essa honraria, porque eu pertenço à comunidade israelita, tenho raízes fincadas na cultura judaica. Participei das escolas de formação de caráter, de formação religiosa e hoje como vereador estou tendo a oportunidade de retribuir os grandes serviços que eles fazem”, concluiu o parlamentar.

Você pode Gostar de:

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Skip to content