domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / PSDC / Mauro Freitas / Solenidade na CMB homenageia comunidade judaica nos 70 anos de criação do Estado de Israel

Vereador Victor Dias com o presidente do Centro Israelita do Pará, Marcos Soares e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

O direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano, destacado pelo presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, por ocasião da criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948 continua movendo a comunidade judaica em todos os cantos do mundo e no Pará não é diferente.

Em Belém as comemorações pelos 70 anos de criação do estado de Israel tiveram como destaque a homenagem feita pela Câmara Municipal em sessão especial proposta pelo presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC) e aprovada à unanimidade pelos demais parlamentares da casa.

Presidida pelo vereador Victor Dias (PSDB), que representou o presidente da Câmara na solenidade, a sessão teve a participaçao do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, em sua primeira visita ao Pará. O embaixador foi homenageado com o Brasão D´Armas de Belém, a principal honraria do município e manifestou satisfação com o reconhecimento da Câmara à história do povo judeu. ” Estamos muito felizes de estar aqui no Pará e em Belém comemorando junto com todos as conquistas e superação de desafios da comunidade judaica, a conquista da democracia de Israel”, disse Shelley.

Representantes da comunidade israelita no Pará são homenageados na Câmara Municipal de Belém.

Mais de 200 anos após o início da imigração judaica para a região Norte, a comunidade israelita de Belém é composta por cerca de 450 famílias. O Centro Israelita do Pará é o principal órgão da comunidade, que conta também com as sinagogas Essel Abraham, Shaar Hashamaim,Beit Chabad e a Hebraica. Também são segmentos representativos da comunidade judaica os grupos femininos Wizo e Pioneiras, o grupo juvenil Kadima / Bnei Akiva e o grupo Guil haZahav, da terceira idade.

O presidente do Centro Israelita do Pará, Marcos Soares, também foi homenageado pela CMB e fez questão de agradecer a iniciativa do vereador Mauro Freitas. Ele fez um breve relato sobre a origem da comunidade judaica no mundo, de acordo com as sagradas Escrituras e falou com orgulho da impotância do seu povo. ” Os registros oficiais dizem que nós somos apenas 1% da população mundial, mas a história prova que apesar disso nós nos destacamos em todos os ramos do conhecimento humano no Brasil e no mundo”, destaca.

Para o vereador Victor Dias presidir a homenagem à comunidade israelita foi também uma satisfação pessoal .” Pra mim é muito gratificante estar entregando essa honraria, porque eu pertenço à comunidade israelita, tenho raízes fincadas na cultura judaica. Participei das escolas de formação de caráter, de formação religiosa e hoje como vereador estou tendo a oportunidade de retribuir os grandes serviços que eles fazem”, concluiu o parlamentar.

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …