segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / França / Sessão Solene lembra os 500 anos da Reforma Protestante

Sessão Solene lembra os 500 anos da Reforma Protestante

Composição da mesa e o coral da Assembléia de Deus

Um dos eventos mais importantes da igreja evangélica completa 500 anos no dia 31 de outubro de 2017. A reforma protestante foi lembrada em uma sessão solene na manhã desta segunda feira, 30, na Câmara Municipal de Belém. O vereador Marciel Manão (PEN), proponente da sessão, destacou o quanto esse acontecimento influenciou o mundo. “Somos frutos dessa mudança. Falar de reforma protestante é falar de um homem de coragem. Lutero pregou as 95 teses e nos libertou, portanto não poderia deixar de ser lembrado”.

A reforma protestante marcou o início de século XVI. O movimento cristão foi comandado por Martinho Lutero. O alemão, filho de camponeses, protestou contra diversos pontos da doutrina da igreja evangélica Romana, propondo uma reforma no catolicismo da época.  Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa. Um levantamento atual feito pelo instituto Data Folha, citado por Marciel Manão, mostra o resultado dessa mudança. 29% da população do mundo é evangélica e o número de seguidores só tem aumentado.

Vereador Marciel Manão

A sessão solene reuniu representantes de 32 igrejas evangélicas de Belém que receberam um certificado em reconhecimento ao serviço prestado à sociedade. Representando a igreja universal, o vereador Pastor França (PRB) ressaltou que a experiência da reforma só foi possível porque alguém teve a audácia de mudar o modo de pensar, lutando contra o fanatismo e contra os erros que eram praticados. ” Erros todos temos, mas devemos sempre procurar o caminho da palavra do salvador. Deus faz questão de estar na política para que possamos avançar e melhorar a cada dia”.

Para o representante da Assembléia de Deus de Icoaraci, a reforma trouxe de volta a lei de Deus, resgatou valores como a família, a fé e a própria lei divina, já que hoje todos tem uma bíblia em casa. Adriano Casanova, representante da Sociedade Bíblica do Brasil, acrescentou que a missão é fazer com que a bíblia chegue a todos os cantos e o desafio não é só ter a palavra de Deus ou saber, mas sim colocar os ensinamentos em prática. “Apenas assim teremos professores, filhos e pais melhores, quando Deus for louvado e engrandecido acima de tudo”.

Representantes das igrejas recebendo o certificando de agradecimento

Em nome do prefeito de Belém, o Secretário de Economia do município, Mário Freitas, transmitiu a admiração e o respeito que Zenaldo Coutinho tem pela igreja evangélica e destacou que muitas pessoas que o ajudam a comandar a capital professam essa fé. Mário falou do momento difícil vivido há 500 anos durante a luta contra uma igreja corrompida pela mercantilização do perdão e ressaltou que hoje estamos vivendo o mesmo problema. “Vamos todos nos tornar Martinho. Não vamos deixar que nos enganem, nem a que mídia imponha o que é certo. Só nós podemos fazer essa mudança”.

O pastor Valdir Kleman, da Igreja Luterana do Brasil, lembrou que não foi criada uma nova igreja, mas que a igreja da época saiu do erro para o evangelho. Ele destacou ainda que Lutero esperava muito das autoridades e que chegou a escrever uma carta para o príncipes pedindo que os cofres fossem abertos para investir na educação do povo. “Essa casa tem esse mesmo dever. Fiscalizar e incentivar que os recursos públicos sejam usados para investir nos seres humanos. Povo instruído não escolhe péssimos governantes”.

Servidores são os grandes homenageados na sessão comemorativa aos 97 anos do PSM da 14

Há 32 anos a enfermeira Mariléa Moraes Silva aceitou um convite para trabalhar no Hospital …