domingo ,22 outubro 2017
Home / Notícias / Sessão solene homenageia lideranças comunitárias de Belém

Sessão solene homenageia lideranças comunitárias de Belém

Vereador Toré Lima em pronunciamento aos homenageados.

A dedicação e empenho diários na luta por melhorias na qualidade de vida da população têm seus defensores oficiais, as lideranças comunitárias nos bairros. No Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado nesta  sexta-feira,5, de acordo com a lei federal nº 11.287/2006, essas lideranças receberam o merecido reconhecimento na Câmara Municipal de Belém durante a sessão solene de iniciativa do vereador Toré Lima (PRB).

Durante a solenidade, 70 pessoas indicadas pelos vereadores foram homenageadas  com o Título Mérito Comunitário, de acordo com a Resolução nº 038/2015, criada pela então vereadora Elcione Barbalho, hoje deputada federal. A honraria é concedida a líderes comunitários pelos relevantes serviços prestados à comunidade, de forma gratuita e voluntária.

Com um relato sobre a sua trajetória como líder comunitário, iniciada nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o vereador Toré Lima incentivou as lideranças presentes a se manterem firmes no propósito de buscar melhorias para as comunidades que representam. ” Eu sei de todas as dificuldades que vocês enfrentam. Sei que muitas vezes o líder comunitário é taxado de mercenário, oportunista, quando quem critica não sabe que para exercer esse papel a liderança comunitária é a pessoa que gratuitamente organiza a luta pelas reivindicações que vão beneficiar todo o bairro”, disse o parlamentar, acrescentando que se muitos líderes comunitários chegam a um cargo público, com certeza são os que têm grande respaldo para defender os direitos cidadãos, justamente  porque vivenciaram todos os problemas comuns às comunidades.

Sessão solene marca do Dia Nacional do Líder Comunitário, em Belém.

Para o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC), a data “é mais que especial, até porque o Brasil e a nossa cidade é formada por líderes comunitários. Basta ver que essa nova legislatura é basicamente composta por lideranças comunitárias, motivo pelo qual esta Casa  terá sempre sensibilidade para com o trabalho comunitário”. Ainda segundo Freitas, o momento também é de reflexão sobre os desafios que essas lideranças têm pela frente. Ele citou casos de divergências que provocam a divisão entre líderes comunitários nos bairros de Belém. “Não podemos deixar que as diferenças de ideias, o embate ideológico e partidário, prejudiquem o trabalho na comunidade. Vamos ter a consciência de que o líder comunitário é o elo entre o povo e o poder público. Belém necessita muito da atuação de vocês no dia a dia da cidade”, alertou o vereador.

O vereador Lulu das Comunidades, que traz no nome político suas origens como liderança comunitária, ressaltou o privilégio de participar do ato de reconhecimento promovido pela Câmara ao trabalho do líder comunitário. “Por ter vivido exatamente todos os desafios de estar nesse papel, posso dizer que eu sou de fato e de direito até hoje liderança comunitária, atuando no Centro Comunitário Ayrton Senna, na comunidade Tocantins. Tenho certeza de que a Câmara Municipal vai responder ao trabalho que é feito por essas pessoas homenageadas hoje, levando ações itinerantes aos bairros, elaborando projetos e leis que de fato favoreçam as comunidades e as verdadeiras lideranças comunitárias de Belém”, declarou o parlamentar.

Lideranças comunitárias de todos os bairros prestigiaram a solenidade.

Ineditismo

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Belém concede honraria à lideranças comunitárias locais. A iniciativa foi recebida com orgulho pela líder comunitária da ilha de Cotijuba,Rocilene Chaves, indicada pelo vereador mauro Freitas. “Essa homenagem não é pra mim, e sim para a comunidade de Cotijuba que pela primeira vez é honrada desta forma. Esse é o reconhecimento de um trabalho que é muito difícil, ainda mais sendo líder mulher que tem casa e família pra cuidar, além de estar à frente das lutas da comunidade”, disse a liderança que hoje tem como bandeira de luta levar água potável para as ilhas. ” A Câmara já está nos ajudando nessa luta, com  o projeto do vereador Mauro Freitas que propõe um sistema de abastecimento de água para a região das ilhas”, informa Rocilene.

Uma das indicações do vereador Toré Lima, a homenageada Maria Helena Sena, também destacou o caráter inédito da sessão especial. ” Esse reconhecimento é histórico, estávamos esperando há muito tempo por essa homenagem, então essa iniciativa é um grande feito do vereador Toré Lima, e a CMB pode continuar nos valorizando, estando sempre de portas abertas para nós nos recebendo, ouvindo nossas reivindicações, e encaminhando soluções para nossos problemas”.

Atuando no Parque Amazônia desde 2003, o líder comunitário José Valdemir Costa, indicação do vereador Lulu das Comunidades avalia que ser homenageado na Câmara Municipal é importante para tornar público o trabalho das lideranças comunitárias que, comumente, enfrentam descrédito entre os próprios moradores dos bairros. “Fico feliz, não só por mim, mas pelos vários lideres que atuam na nossa comunidade com trabalho voluntário, sem apoio nenhum nem pra despesas básicas que essa função exige da gente todos os dias. Somos cobrados e criticados quando não conseguimos avançar nas conquistas, mas quem dera que pudéssemos conseguir tudo o que a comunidade precisa. Lutamos hoje por melhorias no saneamento básico, por exemplo, então é importante que essa manifestação de apoio da Câmara Municipal, seja também para nos ajudar nessa luta”, concluiu.

Círio de Nazaré recebe homenagem na CMB

Com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, funcionários, convidados e vereadores …