segunda-feira ,11 dezembro 2017
Home / Vereadores / AVANTE / Sessão solene comemora título concedido à Liga de Blocos de Carnaval da Cidade Velha

O plenário da Câmara Municipal de Belém se transformou em avenida para que os representantes dos blocos carnavalescos da Cidade Velha desfilassem sua alegria e seu orgulho pelo  título de Patrimônio Cultural Imaterial de Belém, durante a sessão especial  de autoria do vereador Rildo Pessoa (PTdoB) em comemoração ao reconhecimento, proposto em projeto de lei do próprio vereador, aprovado por unanimidade pela CMB, no ultimo mês de junho.

Em clima festivo e informal,  a sessão foi aberta pela Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, que além do Hino Nacional na abertura solene, executou marchinhas tradicionais de Carnaval no decorrer do evento. Segundo Rildo Pessoa, o momento foi de reconhecimento ao pré-Carnaval da Cidade Velha como forma de expressão cultural da mais alta importância pra Belém. ” O pré-Carnaval da Cidade Velha tem ser cada vez mais organizado, disciplinado e valorizado, para se firmar como gerador de divisas para a cidade. É uma satisfação receber aqui hoje, pessoas que pela primeira vez vêm à Câmara Municipal, e nós nada mais estamos fazendo do que legitimar esse trabalho  que não só promove alegria e descontração, como contribui para o desenvolvimento econômico do município “, afirmou o vereador.

Estiveram presentes à sessão especial os vereadores Jonh Wayne (PMDB), Fabrício Gama (PMN). Dr. Elenilson (Avante) e o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC), que destacou o compromisso do poder legislativo com as manifestações culturais realmente populares como o Carnaval. ” A sessão de hoje é de extrema importância, porque o Carnaval da Cidade Velha começou sem nenhum planejamento, e por isso algumas pessoas se aproveitaram para desvirtuar essa manifestação, que merece todo o apoio do poder público”, afirma Freitas.

Números

Coube ao presidente da Liga dos Blocos da Cidade Velha, Fabiano Scherer, fazer um retrospecto do Carnaval de rua na Cidade Velha, que começou há 21 anos por iniciativa do senhor Benedito Lino Viana de Souza, que foi o idealizador do primeiro “fofó” de marchinhas, o Fofó do Lino, que é uma tradição no pré-Carnaval da Cidade Velha.

Na oportunidade Scherer agradeceu o apoio que a prefeitura de Belém garante através da Fumbel, Sesan, Seurb, Semob, GMB, Codem, Semma e Sesma, e ao governo do Estado pela atuação da Segup por meio das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

O presidente da Liga de Blocos ressaltou o impacto do pré-Carnaval da Cidade Velha na economia local, uma vez que os eventos deste ano reuniram um público de 700 mil pessoas, o que gerou um consumo de 2 milhões e 100 mil latas de cerveja e 550 mil garrafas de  água, o que resultou numa arrecadação de 9 milhões de reais apenas com o consumo de bebidas, sem falar na renda aferida por vendedores de comida, taxistas, e demais serviços. ” Um dado importante é que mesmo com esse volume de público, não houve nenhum incidente grave registrado pela polícia, a não ser a ação dos chamados descuidistas, responsáveis por furtos de celulares e carteiras, que não entram nas estatísticas de violência”, relatou Scherer.

Outra parceria de sucesso mantida pela Liga dos Blocos da Cidade velha é com a Associação dos Catadores de Recicláveis de Belém, que recolhe todo o material reciclável produzido nos eventos de pré-Carnaval e transforma em renda. “Nós nos orgulhamos de ser responsáveis pela criação de 1803 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, e  sem precisar do dinheiro do poder municipal. Nós não queremos dinheiro da prefeitura, queremos sim apoio, queremos estrutura. Acreditamos que cultura se faz assim, com a união do público e do privado. Cada bloco vai atrás do seu patrocínio pra fazer o seu carnaval. A  prefeitura tem que bancar escola, saúde, educação, saneamento”, declarou o presidente da Liga, agradecendo a homenagem promovida pelo vereador Rildo Pessoa. ” Eu quero agradecer demais esse reconhecimento. Eu levo esse título a todos os blocos da Liga , aos 13 de 2017 e aos novos, pois agora seremos 19 blocos de pré-Carnaval em 2018. Só posso desejar vida longa ao Carnaval da Cidade Velha”, concluiu.

Honrarias

Além de comemorar o título de patrimônio cultural imaterial da Liga dos Blocos de Pré-Carnaval da Cidade Velha, a sessão especial realizada pelo vereador Rildo Pessoa homenageou três personalidades de Belém com honrarias da Câmara Municipal.

O diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento, Cláudio Mercês, recebeu a medalha Brasão D´Armas pelo trabalho desenvolvido no órgão . Com o título de Cidadão de Belém foram condecorados os empresários Rubens da Costa Magno Jr. e Jorge Tadeu Trepura, pela contribuição para a geração de empregos na capital.

Reconhecimento e gratidão na homenagem da CMB aos 71 anos do jornal O Liberal

A história do jornal O Liberal se confunde com a própria história da Imprensa …