sexta-feira ,6 dezembro 2019
Home / Vereadores / DC / Sessão pelo Dia Mundial sem Carro deve ampliar debate sobre trânsito e transporte em Belém

Debate inclui alternativas de transporte que reduzam os impactos negativos do trânsito no dia a dia da população. Foto: Oswaldo Forte/Agência Belém.

Uma sessão especial solicitada pelo vereador Fernando Carneiro (Psol) e subscrita pelo vereador Mauro Freitas (DC) vai trazer para o plenário da Câmara Municipal de Belém o debate sobre mobilidade urbana e os impactos do trânsito excessivo de veículos na qualidade de vida da população. A sessão, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira,19, tem como tema o Dia Mundial sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro.

A data foi criada em 1997 por iniciativa de ativistas franceses preocupados com o aumento da poluição, a crescente concentração de carros nas grandes cidades e o trânsito cada vez mais intenso. A ideia de deixar o carro em casa por pelo menos um dia no ano visa reduzir a utilização de veículos automotores nas ruas e incentivar alternativas de transporte menos danosas ao meio ambiente.

A proposta de Fernando Carneiro é que a partir do debate sobre o Dia Mundial sem Carro possam ser discutidos também a qualidade do transporte coletivo e as condições dos espaços urbanos destinados ao tráfego das pessoas. ” O Dia Mundial sem Carro chama a atenção para três aspectos: a mobilidade ativa, que é a facilidade ou não de se caminhar pelos espaços públicos da cidade, o que significa calçadas transitáveis, o transporte coletivo de qualidade, para que as pessoas não precisem usar seus próprios carros para tudo e o uso de ciclovias e ciclofaixas”, explica.

Fernando Carneiro quer incluir no debate as questões específicas do trânsito de Belém, incluindo a qualidade do transporte público.

Lei municipal e conscientização

Autor da lei 9.162/2015 que criou o Dia Municipal Sem Carro em Belém, o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas manifestou apoio à proposta subscrevendo o requerimento de Fernando Carneiro. “Parabenizo a iniciativa do vereador Fernando Carneiro e sugiro que no terceiro domingo de setembro seja feita uma ação conjunta de conscientização, esclarecendo as pessoas que a ideia não é tirar os carros das ruas, mas incentivar o uso de outros meios de locomoção”. Para Mauro Freitas a integração da população é fundamental não somente nas ações por melhorias no trânsito, mas em todos os aspectos da vida em sociedade. “Infelizmente ainda não chegamos a esse nível de comprometimento que cada cidadão deveria ter com a nossa cidade. Um exemplo disso é o que acontece com muitos imóveis de propriedade particular que estão sendo abandonados na nossa cidade, gerando problemas de segurança e até de saúde que poderiam ser evitados”, avalia.

Além da conscientização das pessoas, o vereador Joaquim Campos (MDB) defende mais iniciativas do poder público nas questões urbanas. ” Nesse aspecto eu tenho como exemplo o trabalho realizado pelo intendente Antonio Lemos, historicamente reconhecido como o melhor gestor que Belém já teve e que tomava para si a responsabilidade de chamar a atenção da população para a preservação do bem público, a ponto de ao ver um imóvel mal conservado ou em estado de abandono, chamar o proprietário para resolver”, lembrou.

Também em apoio ao debate proposto no requerimento de Fernando Carneio, o vereador Adriano Coelho (PDT) disse que a sessão especial será mais uma oportunidade para discutir soluções aos problemas enfrentados diariamente pelos usuários de transporte em Belém, mas destacou que as ações positivas já realizadas pela Prefeitura devem ser reconhecidas. “Pegando o gancho do pronunciamento do vereador Joaquim Campos, quem dera que hoje em dia, com tanto desemprego e dificuldades, fosse fácil bater na porta de um cidadão para pedir que ele faça melhorias na sua casa. Tenho certeza que esse é o sonho de muitas pessoas que não têm como restaurar ou conservar seu patrimônio. Mas voltando ao tema trânsito, no aspecto da mobilidade individual nas ruas de Belém é verdade que precisamos avançar muito, mas é preciso reconhecer que o prefeito Zenaldo Coutinho foi quem mais investiu em ciclovias e ciclofaixas na cidade”, ressaltou.

Vereador homenageia Dia Mundial de Luta contra a Aids

Evento em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids homenageou personalidades e entidades …