domingo ,23 fevereiro 2020
Home / Notícias / Sessão homenageia personalidades de destaque na sociedade

Sessão homenageia personalidades de destaque na sociedade

Personalidades das mais diferentes atividades, como movimento Lgbt, luta antimanicomial, defesa da vida na Amazônia, empresários com compromisso social, pessoas que lutam contra o preconceito e a favor da cultura estiveram no plenário Lameira Bittencourt na manhã desta quinta-feira, 21. A sessão especial marcou a entrega de honrarias aprovadas ao longo do ano para pessoas indicadas pelo vereador Fernando Carneiro (Psol). Entre as comendas estavam Título de Cidadão de Belém, Medalha Direitos Humanos e Diploma Mérito Judiciário. Foram 21 homenageados entre pessoas e entidades de destaque na sociedade.

O parlamentar, autor da sessão, iniciou o discurso dizendo que esperava que todos os presentes se sentissem representados por cada uma das pessoas homenageadas que foram selecionadas pela função, luta e desempenho. Fernando destacou que os agraciados dedicam a vida para melhorar a cidade e a vida de outros. “Parabéns pela luta e ousadia de cada um dentro do seu segmento. Vivemos momentos difíceis e precisamos de pessoas resistentes como vocês para continuar avançando e reivindicando direitos”, afirmou Fernando Carneiro.

O historiador Gleyson Silva, condecorado com o Título de Honra ao Mérito, agradeceu o espaço e reconhecimento do vereador. Gleyson que é representante do Grupo Olivia, organização de livre identidade e orientação sexual, que atua na emancipação e cidadania da comunidade LGBT, ressaltou que o público LGBT está passando por um momento complicado de preconceito de pessoas que tratam homosexualdade como doença. Gleyson reconheceu o apoio que recebe da família e falou do medo de ser asssassinado por ser homosexual. “Todos os dias recebemos notícia de violência contra nós, seja física ou psicológica. O próprio governo é homofóbico e preconceituoso.. Não vamos calar. Vai ter Luta sim”, ressaltou.

O “Espaço Arte Ato”, local alternativo de amancipação cidadã, foi um dos homenagedos com o Título Honorífico de Honra ao Mérito. O local foi idealizado por um homem transexual e uma mulher negra que encontraram neste tipo de atividade a possibilidade de construção do viver bem onde o gênero e raça são construções sociais capacitadas e criativas com potencialidade para modificar a realidade.  “Mesmo que individualmente podemos causar impacto na vida das pessoas. Não podemos naturalizar a violência, não questionar a realidade. Precisamos criar oportunidades para todas as pessoas. Nossa proposta é trazer essa discussão à tona”, falou um dos fundadores.

Com longa contribuição à cultura popular,  Apolo Barros, mais conhecido como Apolo de Caratateua, recebeu a Plaqueta Waldemar Henrique, entregue à destaques na música popular e artes instrumentistas. Apolo é poeta, cordelista, músico, carnavalesco, ambientalista e escritor. “Sou um apaixonado pela ilha de Caratateua, mesmo que abandonada sobrevive com a beleza natural e força cultural. Muito obrigado pelo reconhecimento”.

Fernando Carneiro com a equipe do cerimonial da CMB que foi homenageada

Acompanhe a lista completa dos agraciados

– Comenda Câmara de Jornalismo Ambiental -Elias Santos Serejo

-Plaqueta Waldemar Henrique- Rafael Lima, Adilson Alcâncantara da Silva, Apolo Monteiro Barros