terça-feira ,13 novembro 2018
Home / Vereadores / PMN / Fabrício Gama / Sessão Especial marca o início das homenagens ao Círio de Nazaré na CMB

Sessão Especial marca o início das homenagens ao Círio de Nazaré na CMB

Vereadores durante a reinauguração do espaço em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré

Uma sessão especial nesta quinta feira,13, na Câmara Municipal de Belém homenageou a padroeira dos paraenses. A solenidade que já é tradicional, entrega todos os anos a personalidades que se destacaram e contribuem com a maior procissão de fé dos paraenses a plaqueta “Círio de Nazaré”. Na ocasião também foi reinaugurado o espaço de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que fica na entrada da CMB e foi revitalizado com a ajuda dos próprios funcionários e da comissão católica da casa. A imagem da padroeira dentro da berlinda foi uma doação feita pelo ex Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, falecido em maio de 2015.

Após a reinauguração e abrindo os discursos da sessão no plenário Lameira Bittencourt, o presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDC), citou que depois dessa sessão,  os funcionários começam a viver o Círio e todas as vibrações positivas que ele traz. Mauro Freitas também lembrou o projeto de sua autoria que homenageia a santa e que foi aprovado no ano passado. “Todo 08 de Setembro é a data que se comemora o nascimento de Maria e o primeiro Círio realizado em Belém e desde 2017 também é o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré. É como muita honra que agradeço meus amigos vereadores pela aprovação desse projeto e com muita felicidade que vi os católicos comemorando esse dia com tanta fé”, disse Mauro Freitas.

O presidente da casa, Mauro Freitas, e os vereadores conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o plenário

Durante a sessão, outros vereadores também se pronunciaram. Fabrício Gama (PMN) falou sobre o poder de renovação que a santa traz durante o ano todo, especialmente em outubro quando percorre as ruas da cidade, transformando as pessoas. Toré Lima (PRB) disse como devoto da alegria de viver esse momento todos anos e parabenizou todos os homenageados. Rildo Pessoa (Avante) destacou a importância da fé e da oração para viver em harmonia não só com a força que essa época do ano traz.

Esse ano, 21 pessoas receberam a plaqueta. Uma delas foi a primeira mulher a participar da Guarda Municipal de Belém entre os mais de 2 mil homens. Denise Melo foi a  indicada pelo vereador Gustavo Sefer (PSD). Ela agradeceu pela homenagem e citou o evangelho do dia que fala sobre perdão e amor e pediu bençãos aos vereadores para que possam conduzir da melhor forma possível a cidade. O discurso de Denise fez com que o vereador Fernando Carneiro (PSOL) a citasse como um exemplo a ser seguido, já que para ele a fé une todas as pessoas. Marinor Brito (PSOL) falou do orgulho que sente em ter uma representante das mulheres como guardiã da imagem e lembrou o esforço político e religioso do ex vereador, Aldebaro Klautau, criador dessa homenagem.

A homenageada, Denise Melo, durante o discurso na tribuna

Prefeitura de Belém apresenta proposta de lei orçamentária para 2019

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira,12, a Prefeitura de Belém, por meio da …