terça-feira ,17 setembro 2019
Home / Notícias / Sessão especial lembra o Dia Municipal do Profissional da Contabilidade

Sessão especial lembra o Dia Municipal do Profissional da Contabilidade

Nesta terça-feira,26, a Câmara Municipal de Belém recebeu a Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Pará (APCASP), o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC), além de outras entidades ligadas a classe para uma sessão especial em alusão ao Dia Municipal do Profissional de Contabilidade, comemorado todo dia 30 de março, de acordo com a lei nº 9.297, de autoria do presidente da casa, vereador Mauro Freitas. O autor do PL e da sessão, na ocasião foi representado por Pablo Farah (MDB). O parlamentar falou sobre a função dos vereadores do município em contribuir com leis que ajudem os profissionais e também ressaltou a importância das associações e conselhos para organização e garantia de direitos da classe.

Paulo Sérgio Neves, Presidente da APCASP, falou do crescimento da profissão e da tentativa dos profissionais em se reinventar. Segundo ele, a tecnologia veio para ajudar a categoria com rapidez e segurança nas informações, como os clientes precisam, e a capacitação e empenho de quem realiza a atividade, fez com que os contabilistas deixassem de fazer apenas guias e darfs para serem consultores de seus clientes na gestão de entidades. “Hoje somos co-participes nas decisões e estabelecimentos de normas governamentais, empresariais, tributárias, comerciais, enfim, responsáveis por funções importantes nas entidades”, disse o presidente da Associação.

Leila Márcia de Lima, Diretora da APCASP, lembrou que no início de 2017 procurou o presidente da CMB, Mauro Freitas, para que a categoria pudesse ser ouvida pelo poder legislativo e para que fosse proposto um dia dedicado à homenagens para pessoas de destaque na profissão. Em Junho de 2017 foi aprovada a lei que instituiu o Dia Municipal do profissional da Contabilidade. “É um momento ímpar para a nossa classe. Esse reconhecimento proporciona uma integração e eu queria multiplicar esse orgulho de ter esse reconhecimento com os colegas que não estão aqui, mas que merecem o nosso aplauso”, disse Leila.

Durante a sessão, mais de 30 profissionais da contabilidade receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. Em nome dos homenageados e dos profissionais que estão no dia a dia exercendo a função, a contadora Thais Sampaio se disse honrada em ter sido lembrada. “Venho de uma família de contadores. Minha mãe é meu maior exemplo de profissional. Qualificação e dedicação. Não tem segredo. Isso nos levará para o destaque sempre. Obrigada pelo reconhecimento”, disse Thais.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …