domingo ,23 julho 2017
Home / Vereadores / Blenda Quaresma / Sessão especial homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

Sessão especial homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

Uma sessão especial voltada para o público feminino marcou o Dia Internacional das Mulheres na Câmara Municipal de Belém nesta quarta-feira, 8. Por iniciativa do Serviço de Prevenção à Saúde do Trabalhador (Sepsat), uma palestra sobre “Prevenção de Câncer de Útero”, com o médico e deputado estadual Wanderlan Quaresma, abriu os trabalhos da sessão solicitada e presidida pela vereadora Simone Kahwage (PRB).

Após uma recepção musical, que teve como atração a voz e violão do servidor Jaime Muriel e com o plenário formado por servidoras da Casa e convidadas, o ginecologista e obstetra Wanderlan Quaresma chamou a atenção para a alta incidência do câncer uterino na capital paraense. “Belém está em primeiro lugar no mundo em câncer do colo de útero, e isso acontece porque a falta de informação e de respeito com as pessoas ainda é muito grande”, avalia o médico.

Fazendo referência ao seu trabalho no interior do Estado quando exercia mandato de deputado estadual, Wanderlan Quaresma destacou ainda que “. difundir a informação, incentivar a conscientização das pessoas para a prevenção de doenças como o câncer, é fazer política pública. Foi fazendo isso que eu conquistei meu espaço no estado do Pará e é isso que muitos políticos não fazem”, critica.

Direitos

A criação da Procuradoria da Mulher é uma das bandeiras da vereadora Blenda Quaresma (PMDB) uma das três mulheres em mandato parlamentar na Câmara. Ao defender sua proposta na sessão especial desta quarta-feira, Blenda Quaresma disse que a Procuradoria da Mulher será mais uma instância de defesa e garantia de direitos para as mulheres de Belém. Sobre a condição feminina, a vereadora falou sobre a necessidade de união das mulheres. “Precisamos nos unir para alcançar mais conquistas. Queremos que os direitos sejam iguais, mas não queremos ser iguais aos homens. Queremos respeito”, enfatizou.

Apoio e atenção

Vereadores presentes à sessão especial do Dia Internacional da Mulher fizeram questão de manifestar suas homenagens. Entre eles, Joaquim Campos (PMDB), se dispôs a apoiar as mulheres em todas as instâncias. ” Porque Dia da Mulher? Vocês merecem muito mais que isso, e quero que saibam que, além de vereador, vocês podem contar comigo como homem de imprensa e como cidadão”.

Para o primeiro secretário da mesa diretora da CMB, Toré Lima, é preciso atitude e firmeza da Casa para o bom desenvolvimento do trabalho não só das mulheres mas de todos os servidores. Entretanto sugeriu que as mulheres usem sua capacidade de organização para garantir avanços e conquistas profissionais. ” A gente precisa desse aprendizado com as mulheres no nosso dia a dia. E nessa data especial quero incentivar as mulheres servidoras da Câmara que se organizem para cobrar ações propositivas em benefício do trabalho que desenvolvem nessa casa, para que o serviço oferecido para a população seja cada vez melhor”, declarou.

As conquistas femininas desde o primeiro 8 de março da história, foram lembradas pelo vereador Victor Dias (PTC) . ” Todos os dias são dias das mulheres, dos homens, dos negros, dos índios. Mas sei que essa data é especial pelo valor histórico, para nos lembrar que um dia as mulheres foram massacradas por exigir seus direitos e para que dias como aqueles nunca mais voltem a ocorrer”.

Também da tribuna, o vereador Gustavo Sefer (PSD) homenageou as mulheres dizendo que muito se fala de igualdade, quando “na verdade, as mulheres são muito superiores aos homens, muito melhores. Não é à toa que hoje estão ocupando os mais importantes cargos, isso sem deixar de amar muito mais e melhor do que qualquer homem jamais saberá”, concluiu.

Ao final da sessão houve distribuição de rosas e sorteio de brindes entre as servidoras.

Cuidados

Fora do plenário, mais de 40 funcionárias e visitantes da Câmara Municipal de Belém puderam participar de um dia de beleza. A professora Janir Calçada estava visitando o gabinete do vereador John Wayne e aproveitou para se maquiar. “É um momento ótimo. Mulher adora se produzir. Nada melhor do que ser homenageada desse jeito. Tô me sentindo linda”, disse Janir.

As homenageadas fizeram esfoliação nas mãos, hidratação e ainda se maquiaram com vários produtos de beleza. A parceria foi da CMB com a empresa de cosméticos Mary Kay. “Sempre fazemos ações para valorizar a beleza feminina. É uma forma de agradar as mulheres. E em um dia como esse, ver elas se sentindo bem, não tem preço”, relatou Cláudia Saldanha, consultora de beleza.

Projeto disciplina cobrança de centavos em serviços e produtos

Na sessão desta terça-feira, 20/6, foi aprovado, por unanimidade, com 23 votos favoráveis, em discussão …