quarta-feira ,15 agosto 2018
Home / Vereadores / PDT / Adriano Coelho / Sessão especial destaca o trabalho social dos escoteiros na formação de crianças e jovens

Vereador Adriano Coelho faz homenagem aos grupos escoteiros do Pará, em sessão especial na CMB.

Ampliar a atuação do Movimento Escoteiro em Belém e em todo o estado do Pará para reforçar as políticas públicas de educação e formação cidadã com base nos princípios éticos do escotismo foi mais um compromisso assumido pelo vereador Adriano Coelho (PDT) com a comunidade escoteira presente à sessão especial realizada pelo parlamentar na manhã desta quinta-feira,26, no plenário da Câmara Municipal.

Em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro e Dia Nacional do Escotismo celebrados em 23 de abril a solenidade reuniu autoridades, dirigentes  e demais representantes dos grupos escoteiros ativos em Belém, Ananindeua e Marituba. Para o autor da sessão, mais do que homenagear é importante destacar a importância do reconhecimento público ao trabalho social desenvolvido pelos escoteiros. ” Precisamos dar a devida atenção às pessoas que assumem o protagonismo das ações de melhorias para a sociedade de modo geral. São pessoas engajadas em formar pessoas de bem e em conduzir a sociedade de maneira mais justa” declarou o vereador Adriano Coelho.

Autor da lei  nº 9.344/2017, que reconhece de utilidade pública para o município de Belém, a União dos Escoteiros do Brasil-Região do Pará, Adriano Coelho reafirmou o apoio à causa do Escotismo que considera um forte aliado do poder público em questões importantes como por exemplo o combate à violência e à criminalidade. ” Infelizmente a criminalidade, o tráfico de drogas, ainda estão muito presentes na realidade das nossas crianças e jovens. Eu acredito sim que o escotismo e seus princípios baseados em ética, valores familiares e solidariedade surge como opção para reduzir esse risco, mas para isso precisamos dar maior visibilidade e divulgação a esse trabalho, que tem se sempre terá o nosso mandato como parceiro” garantiu o parlamentar.

O papel do Escotismo na formação dos jovens foi muto destacado durante a sessão realizada pelo vereador Adriano Coelho.

Com formação de base escoteira, o vereador Sargento Silvano (PSD) fez questão de participar  da homenagem  e também manifestou preocupação com o envolvimento cada vez maior de jovens com o crime. ” Nesses 23 anos de Polícia Militar eu posso dizer que muito do que eu aprendi como escoteiro eu trouxe para a minha vida profissional. Por isso posso falar sobre a importância de vocês,escoteiros, na formação de cidadãos responsáveis. E  mais do que nunca precisamos do escotismo como modelo porque hoje os nossos jovens estão se inspirando em criminosos. É muito preocupante que  segundo dados da própria segurança pública, atualmente existam quatro mil jovens dispostos a matar policiais, inscritos e cadastrados no Comando Vermelho”, alertou o vereador.

A experiência de lidar quase diariamente com famílias enlutadas por crimes cometidos por jovens em Belém é o que leva a presidente do Movimento em Defesa da Vida (Movida) Iranilde Russo, a apoiar toda iniciativa que previna a entrada desses jovens na criminalidade. “Eu ainda não conhecia o trabalho dos escoteiro e hoje estou maravilhada com o que estou vendo aqui. Gostaria muito que essa casa legislativa estendesse as ações realizadas pelos escoteiros às nossas periferias. É um apelo que eu faço. Só posso parabenizar a todos que praticam o Escotismo e desejar que perseverem, que continuem dando esse olhar  de atenção à nossa juventude”, disse Iranilde.

O vereador Adriano Coelho faz a entrega da medalha e diploma Clodomir Grande Colino ao Comandante Alan.

Transformando vidas

O Movimento Escoteiro reúne mais de 30 milhões de membros em todo o mundo.No Brasil atualmente são mais de 100 mil escoteiros em 1480 grupos distribuídos em 671 cidades. Presentes nas mais diversas atividades sociais, no Pará os escoteiros se preparam para comemorar os 100 anos de atuação. São 2435 associados em todo o estado, sendo 923 no Distrito Metropolitano que inclui Belém, Ananindeua e Marituba.

Escoteira desde os nove anos de idade, a jovem Raiane, 16, subiu à tribuna da CMB durante a sessão especial em homenagem aos escoteiros para agradecer as mudanças causadas pelo Escotismo na sua vida. ” Como muitas pessoas a minha concepção inicial era de que o Movimento Escoteiro se resumia a saber como sobreviver no mato, a acampamentos e outras atividades. Mas hoje eu posso afirmar que ser escoteiro é muito mais do que isso. A minha vida mudou completamente. Eu realizei muitos sonhos e aprendi lições pra vida inteira  entre os escoteiros. Então minha mensagem só pode ser de agradecimento”, ressaltou.

Para o diretor-presidente da União Brasileira dos Escoteiros-Regional Pará, Alan Assunção  de Paula,  a escoteira Raiane resumiu bem a filosofia do Escotismo, que é a de transformar vidas. ” Sem nenhuma dúvida o Escotismo significa a mudança na vida de muitas pessoas. Sem esse movimento seria impossível para muitos de nós sermos o que somos hoje. Por isso essa homenagem é de grande importância para todos os escoteiros e só temos a agradecer ao vereador Adriano Coelho, por sempre estar ao lado da nossa causa dando o apoio fundamental para que o Movimento Escoteiro possa seguir cada vez mais transformando vidas”,  concluiu o Comandante Alan.

41 anos da Igreja Universal é celebrado na CMB

Uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém na tarde desta terça feira, 14, …