domingo ,22 outubro 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Sessão especial comemora os 150 anos do Grêmio Literário Português

Sessão especial comemora os 150 anos do Grêmio Literário Português

Grêmio Recreativo e Literário Português recebe o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.

Belém se orgulha de ser considerada a mais portuguesa das cidades brasileiras e a presença de instituições emblemáticas da cultura portuguesa apenas comprova essa condição. Por esse motivo, nada mais justo que a Câmara Municipal de Belém, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (PSDC), tenha aberto suas portas nesta quinta-feira,28, para mais uma vez homenagear a comunidade lusa, agora em uma sessão especial comemorativa pelos 150 anos do Grêmio Recreativo e Literário Português.
Surgido em 1867, o Grêmio Literário Português nascia em Belém para congregar os portugueses que, após a Independência do Brasil, passaram a emigrar para cá tendo em vista o vasto leque de atividades a explorar no país. Foi principalmente para que pudessem minimizar a saudade da Pátria e do lar, mas também para terem um lugar para se recolher em caso de doença, e locais em que pudessem usufruir de lazer e conhecimento, que esses primeiros portugueses em terras paraenses resolveram fundar associações recreativas, de beneficência e os gabinetes de leitura. Nesse cenário, a inauguração da sede social do Grêmio foi um dos grandes acontecimentos da colônia portuguesa no Pará.

A solenidade em homenagem ao Grêmio Literário Português reuniu representantes da comunidade luso-brasileira e autoridades como o cônsul de Portugal em Belém, Jorge Tito de Vasconcelos Dias Cabral e o vice-cônsul Francisco Brandão; o presidente do Grêmio, Alírio José Duarte Gonçalves e o primeiro vice-presidente Artur Valente; Abraão Freitas Valinhos Júnior, cônsul honorário de Portugal em São Luís; Carlos Pascal, deputado da República de Portugal, Reginaldo Ferreira, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio; Antonio Lopes Loureiro, presidente do conselho deliberativo do Grêmio, Luiz Otávio Rei Monteiro, presidente da comunidade luso-brasileira do Pará e José Maria Eymael, presidente nacional do PSDC.

Convidado do vereador Mauro Freitas, José Maria Eymael lembrou, emocionado, da honraria que ele mesmo recebeu na Câmara Municipal, que lhe conferiu o título de Cidadão de Belém. Ele parabenizou o presidente da CMB, pela iniciativa de reconhecimento à importância da colônia portuguesa para a cidade, e ao Grêmio Literário Português pela bela história construída nesses 150 anos.

Honraria

A partir de hoje cidadão luso-brasileiro sem pedigree, título que recebeu da comunidade portuguesa de Belém, o vereador Mauro Freitas falou da relação da CMB da sua relação com a agremiação.”Como sócio que sou do Grêmio,fica fácil falar do clube. Eu escolhi o Grêmio como minha casa, como aliás escolhi a comunidade luso-brasileira como minha família. O título que eu acabo de receber como presidente dessa casa de leis mostra não só o nosso trabalho, mas principalmente mostra que este poder legislativo, que é a casa política mais importante de Belém, não só tem respeito e carinho como tem parceria com essa comunidade que, pra mim, é a mais importante do nosso país, pelo legado que trouxeram para cá, tanto na arte, quanto na culinária, na cultura e na nossa própria história”, declarou Freitas.

Proponente da sessão, vereador Mauro Freitas

O presidente da CMB também destacou o título de patrimônio cultural imaterial de Belém, concedido ao Grêmio Literário Português e entregue durante a sessão especial. ” É com muito orgulho que concedemos esse título ao clube, pedindo desculpas por ter sido tão tardio. Vale destacar que esta casa criou também o Dia Municipal da Comunidade Portuguesa e todas essas iniciativas só provam que essa casa tem compromisso com quem merece e que valoriza aqueles que construíram a história de nossa cidade”, conclui Mauro.

Vivendo dias de muitas homenagens pelos 150 anos do clube o presidente do Grêmio Literário Português, Alírio José Gonçalves, que já foi diretor social, 2º vice-presidente, presidente por três gestões, em 1997, 2008, e 2012, e agora novamente à frente da agremiação até final de 2018, disse que a sessão especial na CMB é mais um grandioso momento da história do Grêmio. “Agradeço ao poder legislativo em seu nome, presidente Mauro Freitas, por todas as pessoas que vieram pra cá novas, que trabalharam muito e sofreram muito também no início, Você hoje presta o merecido reconhecimento a essas pessoas. O Grêmio faz 150 anos como uma agremiação muito forte e eu peço a Deus que nos deixe até o final do mandato com a mesma força e determinação, com o apoio dos meus diretores, conselheiros, beneméritos, todos que nos ajudam nessa empreitada”, declarou.

O Presidente do Grêmio, Alírio Gonçalves, com os vereadores, Mauro Freitas, Emerson Sampaio, Fabrício Gama e Rildo Pessoa

CMB criará frente parlamentar para debater a Lei Kandir

Sob perspectiva de que sejam discutidos os impactos, as soluções e que a Lei Kandir …