domingo ,21 outubro 2018
Home / Pautas / Sessão especial avalia evolução no atendimento a autistas em Belém

Sessão especial avalia evolução no atendimento a autistas em Belém

Data: 05 de abril de 2018 (Quinta-Feira)
Horário: 9h
Local: Plenário Lameira Bittencourt- Câmara Municipal de Belém.Trav. Curuzu, 1755 – Marco.
Contato: 98208-5521 (Flávia Lima)

Informações: A mobilização mundial pelo respeito e pela inclusão evidenciada na Semana de Conscientização do Autismo encontra eco na Câmara Municipal de Belém que nesta quinta-feira,5, reúne autoridades, entidades representativas, órgãos públicos e famílias de pessoas com autismo na sessão especial que o vereador Adriano Coelho realiza para a apresentação dos avanços no atendimento aos autistas nas áreas da educação, saúde e transporte público. Sesma, Semec, Seduc, Ministério Público, OAB, Semob, Amaap e Setransbel estão entre os órgãos e entidades chamadas a participar da sessão.

Em linhas gerais o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro. Pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtorno de Espectro Autista” – TEA e apresenta como sintomas mais comuns fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, por exemplo, embora considerem-se vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas nenhum tipo de problema mental.

Para as famílias que têm pessoas com autismo, o dia a dia pode ser muito difícil se elas não puderem contar com um atendimento especializado e inclusivo, principalmente no que se refere à garantia de vagas nas escolas públicas, assistência à saúde e mobilidade urbana com acesso digno e seguro ao transporte público. A luta por mais inclusão e melhor qualidade de vida para os autistas é antiga. Individualmente ou organizadas em associações, as famílias estão sempre em busca dessas melhorias.

Em 2017, na primeira sessão especial com este fim, realizada pelo vereador Adriano Coelho, o debate levantou muitas questões e críticas aos serviços prestados pelo município ao público autista. Na sessão deste ano o objetivo é avaliar o que mudou nesse período, qual o alcance das mudanças em benefício dos autistas e quais os próximos passos para aprimorar esse atendimento na capital.

Programação do Outubro Rosa na CMB será no próximo dia 18

Data:18/10/18- quinta feira Hora: 8h Local: CMB – Travessa Curuzu, 1755- Marco Informações:  A Câmara …