domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / AVANTE / Dr. Elenilson / Sesma apresenta prestação de contas de 2017 na CMB

Sesma apresenta prestação de contas de 2017 na CMB

Reforma no hospital de Mosqueiro foi um dos grandes investimentos da PMB na área de saúde em 2017. Foto: Tássia Barros/ Ag. Belém.

A primeira grande reforma feita no hospital de Mosqueiro, a evolução das obras de construção das novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as reformas das Unidades Municipais de Saúde estão entre os investimentos feitos pela Prefeitura de Belém na área de saúde em 2017 e relacionados na prestação de contas apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira,20, na Câmara Municipal de Belém . Com a prestação de contas dos recursos e serviços em saúde pública a gestão municipal cumpre a lei complementar nº141, de 13 de janeiro de 2012.

Responsável pela apresentação o titular da Sesma, Sérgio Amorim Figueiredo, mostrou aos vereadores e público presentes como e onde a Prefeitura de Belém investiu os recursos destinados ao sistema de saúde do município com base no Plano Municipal de Saúde (2014-2017), Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.

Secretário Sérgio Amorim apresenta o relatório detalhado de prestação de contas da Sesma ao legislativo municipal.

De acordo com o relatório anual da Sesma, em 2017 o governo federal investiu cerca de R$373 milhões na saúde da capital paraense. Já a prefeitura de Belém investiu R$385 milhões, $12 milhões a mais que o governo federal no mesmo período, enquanto  o governo do Estado destinou pouco mais de R$37 milhões para investimentos na saúde municipal.

Além da reforma da hospital de Mosqueiro e da retomada das obras das UPAs, Sérgio Amorim destaca ainda os investimentos da Prefeitura nas obras das UMSs Castanheira e do Portal. O Secretário também falou sobre a diminuição no ritmo das obras das UPAs da Marambaia e do Jurunas, que agora vão ser retomadas com força total. “São diversas obras, diversos investimentos iniciados no ano de 2017 que agora a gente vai começar a entregar para a população de Belém. Nós tivemos que fazer uma readequação orçamentária em função da grande crise que se abateu sobre o país, nós e houve uma redução da evolução das obras, mas elas não pararam. Foram apenas reduzidas. Agora retomaremos em ritmo acelerado para conclusão das UPAs da Marambaia e do Jurunas e para colocar em funcionamento no mês de julho a UPA da Terra Firme, que inauguramos no final de 2017”, garante o Secretário.

Audiência pública foi aberta a moradores de Belém, distritos e ilhas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (PSDC), a audiência pública foi importante para mostrar os avanços na área da saúde do município de Belém. ” O secretário de Saúde vem a essa Casa com respeito ao poder legislativo e encontra representatividade dos vereadores, dos servidores da Saúde, da Comissão de Saúde da Câmara. Enfim, foi um momento muito importante.Foi a melhor audiência pública dos últimos anos para a saúde de Belém porque foram apresentados avanços nessa área, uma realidade que a gente está vendo e nos deixa muito feliz porque alguns dados a gente não sabia, como por exemplo o aumento de 68 para 92 leitos no PSM do Guamá e também o início do funcionamento da UPA da Terra Firme previsto agora para o mês de julho”, disse Mauro Freitas destacando ainda a presença maciça de servidores da saúde na audiência. “Eu parabenizo a Sesma, parabenizo a Prefeitura, mas queria mesmo dividir mesmo esse momento é com o servidor público municipal que esteve presente hoje aqui. O servidor que se dedica no dia a dia para, com poucos recursos, muita dificuldade, mas também muita dedicação, poder manter o atendimento a essa população tão sofrida. Parabéns a todos”, declarou o parlamentar.

Além do presidente da CMB, participaram da audiência o presidente da comissão de Saúde da Câmara, vereador Gustavo Sefer (PSD), o vice-presidente da comissão de Saúde, vereador Igor Andrade (PSB); o líder do governo na Câmara, vereador Fabrício Gama (PMN), vereador Dr. Elenilson (Avante), vereadora Simone Kahwage (PRB) e o vereador Dinely (PSC).

Bares e restaurantes serão obrigados a fornecer comandas individuais

De autoria da vereadora Simone Kahwage (PRB) foi aprovado projeto de lei que obriga bares, …