quinta-feira ,19 outubro 2017
Home / Notícias / Sesma apresenta prestação de contas de 2016 na CMB

Sesma apresenta prestação de contas de 2016 na CMB

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira,07, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) apresentou à Câmara Municipal de Belém a prestação de contas dos recursos e serviços em saúde pública referentes ao ano de 2016, de acordo com o artigo 36 da lei complementar nº141, de 13 de janeiro de 2012.

Em uma detalhada apresentação, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, mostrou aos vereadores e público presente como e onde a Prefeitura de Belém investiu os recursos destinados ao sistema de saúde do município. Segundo o secretário, em 2016 foram repassados a Belém pelo governo federal, R$ 401 milhões e pelo governo estadual R$ 25 milhões, somados a R$356 milhões oriundos da receita municipal. ” Desde o início essa gestão definiu prioridades na agenda de governo, através do Plano Plurianual e do Plano Municipal de Saúde, para garantir reformas estruturais em toda a rede de saúde, além da recuperação de serviços já existentes e a implantação de novos serviços em todos os níveis de atenção à saúde. Isso só foi possível devido ao comprometimento do governo municipal em recuperar a dignidade de quem trabalha e de quem utiliza o Sistema Único de saúde em Belém”, ressalta o titular da Sesma.

Em linhas gerais os dados apresentados pela Sesma indicam que o maior investimento da prefeitura foi no atendimento de média e alta complexidade, onde foram gastos R$325 milhões.

Para o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas, a prestação de contas é fundamental para a transparência da gestão municipal. ” É importante tanto para esta casa quanto para a população, acompanhar o que está sendo feito, como está sendo investido o recurso destinado à saúde. Assim, o município cumpre o seu papel com a população e a Câmara o seu dever, que é acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”, ressaltou Freitas, parabenizando a Sesma, na pessoa do secretário Sérgio Amorim, pelo compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população de Belém, em que pese a crise econômica que afeta todo o país.

Além do presidente Mauro Freitas, participaram da audiência pública os vereadores Toré Lima, Bieco, Fabrício Gama, Gustavo Sefer, Ígor Andrade, Ivanildo França e Lulu das Comunidades.

Vereador propõe nova discussão sobre a segurança no transporte público

O projeto  que prevê a instalação de um dispositivo de segurança no transporte coletivo de …