segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / Gustavo Sefer / Servidores são os grandes homenageados na sessão comemorativa aos 97 anos do PSM da 14

Há 32 anos a enfermeira Mariléa Moraes Silva aceitou um convite para trabalhar no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. De lá para cá, Marília viu muita coisa acontecer entre as paredes do quase centenário hospital e cuidou de muita gente entre crianças, jovens e idosos. Dedicação é a palavra que define o seu trabalho no dia a dia do PSM da 14. ” A enfermagem é pura dedicação. Se você não gostar daquilo que faz, você não cuida de ninguém com amor. É por isso que até hoje eu estou nessa profissão”, afirma.

Mariléa Silva está entre os 35 servidores mais antigos do HPSM Mário Pinotti que na tarde desta segunda-feira,30, foram homenageados com o diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados no hospital, que hoje completou 97 anos de história. A homenagem fez parte da sessão especial proposta pelo vereador Gustavo Sefer (PSD) para comemorar o aniversário de fundação do HPSM e a criação da lei 9.337 de 25 de outubro de 2017, que institui no calendário oficial de eventos de Belém, a data de 30 de outubro como o Dia Municipal do Funcionário do Hospital e Pronto Socorro Mário Pinotti.

” O PSM da 14 é sem dúvida a grande referência que nós temos em Belém para situações de urgência e emergência, para aquele paciente que mais precisa de atendimento imediato. Eu chamo os servidores de super-heróis, porque a missão do super-herói é salvar vidas e é isso que cada um dos servidores ali, faz diariamente. Nós criamos o Dia Municipal do Servidor do HPSM da 14 com o intuito de reconhecer o trabalho que eles vêm realizando em todos esses anos”, declarou Gustavo Sefer.

Patrimônio Humano

Os servidores que atuam no HPSM Mário Pinotti, mais conhecido como o PSM da 14, mereceram todo destaque nos discursos proferidos durante a sessão especial. Merecidamente, como ressaltou o diretor do hospital,Samuel Aflalo, para quem o maior patrimônio da instituição é, de fato, os funcionários. “Nós estamos vivendo um grande dia. E com essa iniciativa do vereador Gustavo Sefer, todos os anos teremos essa sessão em reconhecimento aos servidores. Isso é muito importante para um hospital que é o maior da região Norte e que se prepara para chegar aos 100 anos cada vez melhor. Hoje,além de homenagear, queremos agradecer a todos esses trabalhadores que atendem a todos como verdadeiros heróis, mesmo àqueles que não são nosso perfil de atendimento”, reforçou.

O HPSM da 14 atende atualmente cerca de 11 mil pessoas por mês, numa média de 350 ao dia, sendo que o hospital já recebeu pacientes de 107 municípios das regiões Norte e Centro-Oeste. “Recebemos de presente a reforma do ano passado e hoje o hospital está em pleno funcionamento, mas a principal melhorias foi sem dúvida na dignidade de atendimento ao servidor e aos usuário dos serviços de saúde”, afirmou Aflalo.

Para o centenário, daqui a três anos, o PSM da 14 deve receber ainda mais investimentos, segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim. Ele também fez questão de destacar o papel dos servidores na história do hospital. ” Essa é uma homenagem mais que especial, afinal há 97 anos o PSM vem salvando vidas e isso é fruto do empenho de uma equipe comprometida, uma equipe aguerrida apesar de todas as dificuldades. São serviços prestados com amor e humanização. Apesar do governo municipal ter investido agora numa reforma ampla, com equipamentos e nova estrutura, é o atendimento prestado pelos servidores que faz a diferença”, ressaltou o Secretário.

Entre as autoridades presentes ao evento, estiveram  o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis; a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Lourdes Lima; a capitã de corveta Luciana Duran, representando o Hospital Naval de Belém; deputado estadual Luiz Sefer e os vereadores Sargento Silvano, Bieco, Ígor Andrade, Ígor Normando, Rildo Pessoa, Lulu Pinheiro, Victor Dias, Dr. Elenilson e Toré Lima.

Aprovado projeto que inclui a tipagem sanguínea nas carteiras estudantis

Foi aprovado à unanimidade, na sessão ordinária desta terça feira, 31, projeto de lei de …