domingo ,22 outubro 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Sebá Tapajós inaugura projeto “Arte na casa do povo”  na Câmara Municipal

Sebá Tapajós inaugura projeto “Arte na casa do povo”  na Câmara Municipal

O artista plástico Sebá Tapajós e sua obra no plenário da CMB

Com o mural intitulado “Progressão da existência”, do artista plástico Sebá Tapajós, a Câmara Municipal de Belém lançou durante a sessão ordinária desta terça-feira,25, o projeto “Arte na casa do Povo”, de autoria do presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (PSDC), em parceria com a Direção Geral e Divisão de Comunicação Social da CMB, com o  objetivo de dar espaço para os artistas da terra mostrarem seu trabalho no espaço do poder legislativo.

A primeira etapa do projeto é a obra de Sebá Tapajós, uma doação do artista  aos vereadores e população de Belém. Entregue oficialmente nesta terça-feira, a obra pode ser vista no plenário Lameira Bittencourt.  O mural foi realizado no último final de semana e teve a parceria das Tintas Coral e Oplima, que já trabalham com Sebá.

Numa segunda etapa, o projeto propõe a realização do concurso fotográfico que irá escolher uma nova foto para o painel que já existe há mais de 10 anos no plenário. O concurso está em fase de elaboração e será aberto aos profissionais da fotografia com registro na área, residentes em Belém. Do total de inscritos, cinco finalistas serão escolhidos pelos 35 vereadores da Casa e a classificação final será definida pela votação do público por meio das mídias sociais.

Mauro Freitas entrega a Sebá Tapajós, certidão de agradecimento pela doação do mural.

Homenagem

A entrega oficial do mural foi marcada por uma homenagem simbólica a Sebá Tapajós, que recebeu das mãos do vereador Mauro Freitas, uma certidão de agradecimento pela doação da obra. ” Em nome dos 35 vereadores dessa Casa, entregamos essa simples lembrança em reconhecimento e gratidão  a esse grande artista, reconhecido em todo o Brasil”, disse o presidente.

Na oportunidade, Mauro Freitas  anunciou que Sebá ainda será agraciado com duas honrarias da Casa, a do Mérito Cultural e de Cidadão de Belém, que serão entregues em sessão com data a ser marcada. O presidente também convidou a todos a participar nos dias 6 e 7 de maio, junto com Sebá Tapajós da terceira edição do projeto StreetRiver, que o artista realiza na região ribeirinha de Belém.

Para Sebá Tapajós levar seu trabalho para dentro de um espaço público e oficial como a CMB é significativo, considerando que em no início da sua carreira na arte de rua, o grafitti, não tinha esse reconhecimento no Brasil. “Numa caminhada de 17 anos, peguei o ‘street art’, numa época em que o grafitti ainda era muito proibido, então pra mim estar rompendo essa barreira é muito bacana. Então a iniciativa do Mauro Freitas, e de toda a Câmara, me emocionou muito. Pra mim é uma honra muito grande, pelo reconhecimento do meu trabalho e automaticamente pelo reconhecimento e olhar pelos povos ribeirinhos”, disse Sebá.

Sebá Tapajós ao lado dos vereadores presentes à sessão.

O mural

Concluído em três dias de trabalho, o mural “Progressão da Existência” tem  traços em forma de espiral, um símbolo de evolução, de movimento ascendente que se projeta para o infinito e aparentemente não tem fim.

Sobre a escolha do tema para o mural da CMB, Sebá explica que a ideia expressa a renovação cíclica que se espera do poder legislativo. “Essa obra é uma exceção do meu leque de cores. É uma obra que realmente vem pra romper conceitos e ter esse movimento cíclico, de renovação, que é o que eu acho que o povo espera desse lugar, de onde partem novas ideias. E quando a gente elege um político, a gente espera uma renovação. E o movimento cíclico inspira isso”, concluiu o artista.

CMB criará frente parlamentar para debater a Lei Kandir

Sob perspectiva de que sejam discutidos os impactos, as soluções e que a Lei Kandir …