Candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar do Estado, realizado em 2016, e ainda não convocados a assumir os cargos, acompanharam da galeria popular da Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira,23, a votação do requerimento apresentado pelo vereador Sargento Silvano (PSD), propondo a inserção nos Anais da casa, a reportagem “Candidatos do Concurso da Polícia Militar em 2016 cobram convocação”, publicada na edição do dia 25 de julho de 2017 do Jornal Diário do Pará. O requerimento, aprovado por unanimidade, também propõe que a decisão seja comunicada ao Governador do Estado, Simão Jatene, e ao Procurador Geral Gilberto Valente.
“Tenho acompanhado de perto essas pessoas que, tendo investido tempo e dinheiro para participar de um concurso público e serem aprovadas nas cinco etapas do certame da Polícia Militar, têm sido incansáveis na luta pelos seus direitos”, defendeu Silvano.
Em apoio ao requerimento, o vereador Fernando Carneiro (Psol) disse que subscreveria o documento em total solidariedade aos candidatos que “infelizmente precisam recorrer à Justiça para garantir seus direitos”. Solidariedade também manifestada pela vereadora Marinor Brito. “Todos sabem da demanda reprimida de policiais em todo o estado, portanto no que depender da mobilização e do apoio da bancada do Psol, vocês vão levar adiante essa luta”, afirmou a vereadora, dirigindo-se ao grupo de candidatos que ocupava a galeria.
Criticando as recentes declarações oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que noticiou a redução da criminalidade no Pará, o vereador Emerson Sampaio (PP) também declarou apoio aos candidatos.