quinta-feira ,5 dezembro 2019
Home / Vereadores / PMN / Fabrício Gama / Samu 192 e profissionais da optometria entram na agenda de homenagens da CMB

Samu 192 e profissionais da optometria entram na agenda de homenagens da CMB

O Samu 192 atua em Belém desde 1994. Foto: Agência Belém.

Os 25 anos  de  atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Belém, completados no último mês de janeiro, vão ser lembrados e homenageados na sessão especial aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira,8, na Câmara Municipal. A proposição é do vereador Fabrício Gama (PMN) que, com apoio unânime dos demais parlamentares.

O Samu integra a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde. Em Belém o serviço foi inaugurado em janeiro de 1994, na gestão do então prefeito Hélio Gueiros

Hoje o serviço funciona com dezesseis ambulâncias próprias, sendo doze Unidades de Suporte Básico e quatro Unidades de Suporte Avançado. Além disso, o SAMU 192 possui uma lancha (ambulancha) e quatro motos (motolâncias). As Unidades de Suporte Básico contam com dois técnicos de enfermagem, e um condutor. As  de Suporte Avançado contam com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor.

As equipes atendem em média a 3.000 ligações por mês. São 36 médicos, 208 técnicos de enfermagem, 28 enfermeiros, 14 operadores de frota, 23 telefonistas e 74 motoristas, além de equipes administrativas.

Com a realização da sessão especial, Fabrício Gama quer  tanto registrar a data, quanto fazer um justo reconhecimento da importância do serviço para a saúde do município.

O requerimento que propôs a homenagem foi aprovada por todos os vereadores presentes, sendo que em sua justicativa de voto, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) sugeriu que, além das entidades de saúde, sejam convidados os profissionais que atuam no dia a dia do Samu, os que fazem o primeiro atendimento nas ocorrências e conhecem de perto a realidade de quem precisa do serviço de urgência em toda a cidade.

Óticos e Optometristas

Também em sessão especial vão receber homenagens na CMB os óticos e optometristas de Belém. O requerimento de autoria do vereador Igor Andrade (PSB) foi aprovado à unanimidade na sessão desta segunda-feira,9.

O objetivo é valorizar o trabalho do optometrista, que é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. A Organização Mundial da Saúde preconiza que a optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. A sessão especial homenageia  ainda os óticos, profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão.

CMB aprova orçamento para 2020

A Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020 foi aprovada durante sessão extraordinária nesta …