quarta-feira ,23 agosto 2017
Home / Vereadores / Marinor Brito / Religiões afro-brasileiras recebem honraria na Câmara Municipal de Belém

Religiões afro-brasileiras recebem honraria na Câmara Municipal de Belém

Plenário da Câmara abriu as portas para a cultura afro-religiosa em sessão especial.

A valorização da identidade cultural de matriz africana deu o tom da sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Belém, a pedido da vereadora Marinor Brito (PSOL), para homenagear o Dia Municipal da Umbanda e dos cultos Afro-Brasileiros, celebrado em 18 de março, em cumprimento à lei 8272, de 14 de outubro de 2003. A solenidade reuniu babalorixás, yalorixás, sacerdotes de umbanda, filhos de santo e demais representantes da cultura afro-brasileira.

Durante a sessão, questões como os crimes de intolerância religiosa a discriminação e a educação religiosa nas escolas, pautaram os pronunciamentos no plenário da Câmara. “Como defensora assídua do Estado Laico, não posso deixar de realizar esta sessão especialpara comemorar a data símbolo de resistência de um povo que, historicamente, tem sido desrespeitado de todas as formas. Não podemos tolerar qualquer tipo de preconceito em relação à liberdade de crença e exercício da fé de quem quer que seja”, disse Marinor Brito, que na abertura da solenidade anunciou que já trabalha na elaboração do projeto que cria o Dia Municipal da Interreligiosidade, para fomentar o fortalecimento de todas as religiões praticadas em Belém, independente de suas origens.

Vereadora Marinor Brito anunciou criação do Dia Municipal da Inter-religiosidade.

A atuação do poder público na defesa dos direitos das casas de matriz africana dos terreiros de umbanda e candoblé também esteve em evidência. O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defesa Civil,Johny Giffoni, disse que esses segmentos são atendidos pelo estado nas demandas relativas à intolerância religiosas, de regularização jurídica das casas, na busca pela isenção de IPTU, por exemplo. ” Desde que o Núcleo começou a dialogar com os grupos de trabalho e movimentos sociais que combatem a intolerância religiosa, essas demandas vêm aparecendo com mais frequência”, comenta Giffoni. Ele avalia que o município de Belém e a sociedade paraense de modo geral, já assimilam a necessidade de mudança na forma de agir com relação ao respeito à pluralidade religiosa. ” A gente precisa respeitar as identidades, as religiões.Se a gente é um país democrático, se a gente é um país laico, a gente tem receber todos e tratar todos com igual. Assim, essa Casa está de parabéns, porque hoje mostra que está disposta a legislar a favor da liberdade religiosa e pelo fim do preconceito e com isso, ganha a sociedade”, conclui o defensor público.

A sessão especial reuniu representantes de diversas casas e terreiros de matriz africana.

Tradição e Resistência

Desde a instituição do Dia Municipal da Umbanda, as homenagens do legislativo repercutem de forma positiva entre o povo de terreiro, de acordo com uma das suas mais respeitadas representantes, Mam´eto Nagentu, do Instituto Nagentu. ” Pra nós isso é a valorização da nossa cultura, dos nossos valores, da nossa identidade. A gente vem aqui e vê que o município reconhece a gente como povo de tradições. Isso é importante porque a gente vem de uma luta, em que tempos atrás vereadores evangélicos diziam ‘em nome de Jesus, eu voto não’, sem conhecer as nossas causas. Por discriminação. E quando você discrimina, você é preconceituoso, você é homofóbico, intolerante. E a gente não quer intolerância. A gente quer respeito pra todos nós”, declara.
Mesmo reconhecendo a importância das honrarias que a cultura afro-brasileira recebe merecidamente, para Luciano Obayltan, do Movimento Atitude Afro, é muito grande ainda a necessidade de reforçar a luta por direitos todos os dias. “A gente não quer ser tolerado. A gente quer ser respeitado. Temos que construir essa política afirmativa contra todo tipo de desrespeito e intolerância contra o nosso povo. Enquanto a gente não tiver a consciência de trazer mais um pra somar, pra estar reforçando nessa luta, realmente vai ficar muito difícil resistir”, avalia.

CMB aprova regulamentação do transporte alternativo de passageiros na capital

Nesta terça feira, 04, vereadores de Belém aprovaram em segundo e último turno o projeto …