quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Vereadores / PRB / França / Reforma trabalhista entra na agenda de discussões na Câmara no segundo semestre

Reforma trabalhista entra na agenda de discussões na Câmara no segundo semestre

Vereadores aprovam requerimentos diversos na sessão desta quarta-feira,26.

O Índice Global de Direitos divulgado durante a 108ª Conferência Internacional do Trabalho realizada entre 10 e 21 de junho em Genebra, na Suíça, incluiu o Brasil na lista dos dez piores países do mundo para a classe trabalhadora e  um dos motivos para o País estar nessa posição, de acordo com a pesquisa, seria a Reforma Trabalhista  de 2017. Os impactos dessa reforma nas relações de trabalho vão ser debatidos em sessão especial de autoria do vereador Ivanildo França (PRB), aprovada nesta quarta-feira,26, última sessão ordinária do semestre legislativo.

A reforma trabalhista aprovada no governo do ex-presidente Michel Temer trouxe a promessa de  novos 6 milhões de empregos, mas após dois anos de vigência, o que se viu foi o aumento no número de desempregados de 12 milhões para mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para a  sessão especial  que vai discutir o tema o vereador França está convidando representantes da  Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Magistrados Trabalhistas do TRT8, Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado e Centro de Estudos da Sociedade de Advogados do Pará.

Na pauta, as principais alterações promovidas pela reforma em relação à jornada de trabalho, férias, trabalho intermitente, contribuição sindical, ambiente insalubre de trabalho, home office, trabalho autônomo, período de almoço e ações na justiça.

Aprovações em plenário

Na sessão desta quarta feira forma aprovados ainda requerimentos dos vereadores Lulu das Comunidades (PTC), que propõe uma sessão solene  para marcar a aprovação do projeto que institui a Comunidade Vinho Novo como utilidade pública para o município de Belém;  Igor Andrade (PSB), propondo sessão especial para debater a importância das ações realizadas pela Segup  e outros órgãos públicos, para combater a criminalidade e diminuir o índice de violência no Estado; Simone Kahwage (PRB), para a realização de sessão especial com o tema “29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Enfermeira Nazaré (PSOL), para sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Aniversário de 39 anos do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa);  Professor Elias, para que seja inserido nos Anais da Casa matéria de O Liberal, edição do dia 20.04.19, intitulada “Infestação coloca 47 cidades do Pará em risco”; vereador Rildo Pessoa (Avante), propondo que seja inserido nos Anais da Casa reportagem do jornal O Liberal do dia 25.06.19, intitulada “Bolsonaro quer vetar lista tríplice para agências reguladoras”.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …