domingo ,23 julho 2017
Home / Vereadores / Fernando Carneiro / Projeto que garante a presença de doulas durante o parto é aprovado por unanimidade

“A profissão ainda é pouco conhecida, mas de extrema importância. Elas auxiliam as parturientes, acompanham a grávida, fazem exercício com a gestantes, relaxamento, humanizam o parto normal”. As palavras foram do vereador Fernando Carneiro (PSOL) e fizeram parte da justificativa para a criação do projeto de lei.  Aprovado à unanimidade, o projeto dispõe sobre a presença das doulas durante o trabalho de parto e pós-parto, imediato nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres do Município de Belém.  O vereador acrescentou que a profissão já é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, faz parte das diretrizes da Organização Mundial de Saúde e que o projeto também  prevê que as funções das doulas não extrapolem o papel do médico e dos enfermeiros, por exemplo.

A idéia de Fernando Carneiro foi muito elogiada pelos parlamentares. O presidente da CMB, Mauro Freitas (PSDC) parabenizou o autor da proposta por não ultrapassar as prerrogativas da Casa, já que o projeto não onera custos para o município. Mauro fez apenas uma ressalva ao artigo 4º do projeto que prevê multa e sanções administrativas em caso de descumprimento da lei por parte de estabelecimentos hospitalares. Carneiro concordou com a sugestão.

Rildo Pessoa (PTdoB) destacou os riscos que correm as gestantes que optam pela parto cesariano. O vereador falou das consequências da anestesia, cuidados com o pós-parto, além dos custos elevados. “Recebi no meu gabinete algumas doulas. Conversei com psicólogas, técnicas de enfermagem, pessoas que têm suas profissões e também exercem essa função de extrema importância antes, durante e depois da gestação”, afirmou Rildo.

Outros parlamentares também participaram do debate e justificaram o voto positivo ao projeto. Henrique Soares (PDT) disse que antes de dizer “sim”, pesquisou sobre o assunto e a importância dessa profissional. Dr. Chiquinho (PSOL) destacou a importância do apoio emocional e psicológico para as mulheres em um momento dolorido e marcante na vida feminina.

Projeto disciplina cobrança de centavos em serviços e produtos

Na sessão desta terça-feira, 20/6, foi aprovado, por unanimidade, com 23 votos favoráveis, em discussão …