segunda-feira ,21 setembro 2020
Home / Notícias / Projeto garante o acompanhamento à mãe durante a amamentação

Projeto garante o acompanhamento à mãe durante a amamentação

A autora do projeto, vereadora Simone Kahwage.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a amamentação está diretamente ligada a saúde e prevenção de infecções na criança. Diante da relevância e interesse público foi aprovado nesta terça-feira, 16, um projeto que altera a lei nº 8.202, de 27 de dezembro de 2002, que garante o direito a acompanhamento e orientação à mãe com relação a amamentação. A proposta da vereadora Simone Kahwage (Cidadania) é que a prefeitura de Belém possa proporcionar a participação das secretarias municipais de saúde e educação nas atividades permanentes.

Durante a defesa do projeto a autora da proposta, Simone Kahwage, afirmou que o Pará se destaca no incentivo a promoção da amamentação, inclusive com ganho de prêmios nacionais com o Banco de Leite da Santa Casa, assim como em Belém que as unidades de saúde incentivam a prática após o nascimento do bebê. Simone destacou que o projeto é uma alteração que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.

Além de garantir a participação das secretarias municipais de saúde e educação nas atividades permanentes, o projeto obriga as secretarias a acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada enquanto a mãe permanece na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

Como médico, Dr. Elenilson Santos (Avante), justificou o voto favorável ao projeto dizendo que somente o leite materno é suficiente para a alimentação saudável da criança na fase inicial da vida. Blenda Quaresma (MDB), que ainda está amamentando o segundo filho, disse que como mãe e preocupada com a saúde do bebê, prioriza o leite materno para a nutrição do bebê.

O presidente da casa, Mauro Freitas (PSDB), falou da importância de quebrar a tabu que muitas mulheres têm de não quererem amamentar, seja pela questão estética ou pela falta de informação. “Vocês são privilegiadas por poderem ter esse contato fraternal com os bebês”. Amaury da Appd (PT) lembrou a importância da doação de leite materno para as mães que não conseguem produzir leite.

Passagem Alm. Saldanha Marinho passa a se chamar Padre João Maria Van Doren

Foto: Fundação Nazaré de Comunicação Um projeto de lei de autoria do vereador Amaury da …