domingo ,28 maio 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Projeto de reforma do Ver-o-Peso será debatido em Sessão Especial

Projeto de reforma do Ver-o-Peso será debatido em Sessão Especial

Com aprovação unânime entre os vereadores presentes à sessão ordinária desta quarta-feira, 29, a Câmara Municipal vai discutir em Sessão Especial com data a ser definida, o projeto de reforma do complexo do Ver-o-Peso. A proposta da revitalização feita pela Prefeitura de Belém foi suspensa após pedido de revisão pelo  Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério Público Federal. A sessão especial, solicitada pelo presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC), será aberta à participação popular e em especial, dos trabalhadores que atuam na maior feira da América latina e principal cartão postal de Belém.

Entre os parlamentares que subiram à tribuna para apoiar a iniciativa do presidente da Casa, o vereador Fabrício Gama (PMN) voltou a acusar a ex-Presidente do Iphan pelo atraso no projeto de reforma do Ver-o-Peso. “ O povo foi o grande prejudicado com a atitude da senhora Dorotéa de Lima, que impediu a utilização dos recursos que já estavam garantidos para essa reforma”, afirmou  Gama.

Para o vereador Amaury da APPD (PT), a sessão é bem vinda porque “é preciso exaurir todas as dúvidas que haja a respeito desse assunto, mas também que todos os segmentos envolvidos sejam convidados e ouvidos nessa discussão”. A ampla participação dos feirantes de todos os setores do Ver-o-Peso também foi defendida pelo vereador Rildo Pessoa (PTdoB). “Temos que avaliar que o Ver-o-Peso é dos trabalhadores, que no dia a dia vivenciam os problemas e, melhor do que ninguém, sabem o que tem que ser melhorado ali. Por isso, eles são os principais protagonistas da discussão”, afirma.

Favorável à realização da sessão especial, a vereadora Marinor Brito (PSOL) enfatizou que a reforma do Ver-o-Peso é necessária, desde que seja feita dentro das normas técnicas determinadas. “Queremos a reforma sim, mas dentro dos parâmetros legais e com participação popular. Não podemos esquecer que aquilo é um complexo e que nos tornamos patrimônio brasileiro por causa dessa complexidade. O Ver-o-Peso é a síntese da cultura amazônida e merece ser tratado com atenção”, declarou Marinor.

A união de forças para garantir o melhor para o desenvolvimento da cidade foi destacada pelo presidente da Câmara. Mauro Freitas agradeceu pela unanimidade na aprovação da sessão e disse que o momento é de integração por um bem maior. “Como não estamos em período eleitoral, precisamos desarmar palanques e nos unir, mobilizar novamente nossa bancada federal, de onde veio parte dos recursos que perdemos por obra e graça da senhora Dorotéa de Lima, do Iphan. Temos que fazer mea culpa, vereadores, pois no passado permitimos que alguns parlamentares usassem a reforma do Ver-o-Peso como palanque para sua projeção política, mas dessa vez essa Casa não vai se calar”, garantiu Freitas.

Sessão especial debate a inclusão do carimbó nas rádios de Belém por meio da Lei Pinduca

Data: 17/05/17- Quarta-feira Horário: 15h Local: Plenário Lameira Bittencourt- Trav. Curuzu, 1755. Contato: 98208- 5521 (Flávia Lima). Informações:  Nesta quarta feira, 17, uma sessão especial vai promover um …