quarta-feira ,17 julho 2019
Home / Vereadores / DC / Projeto de lei  incentiva o empreendedorismo tecnológico em Belém

Projeto de lei  incentiva o empreendedorismo tecnológico em Belém

Mauro Freitas apresentou seu projeto de lei aos dirigentes da Fundação Guamá, que administra o Parque de Ciência e Tecnologia-PCT Guamá.

O projeto que dispõe sobre a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e cria o Ambiente de Pesquisa e Inovação Municipal, de autoria do vereador Mauro Freitas (DC), presidente da Câmara Municipal de Belém  visa a geração de produtos, processos e serviços inovadores, a transferência e difusão de tecnologia, além de meios de acesso à tecnologia, à pesquisa e à inovação para as iniciativas de empreendedorismo empresarial, cooperativo, acadêmico e social na capital paraense.

A proposta tem como objetivo regulamentar as competências do município diante do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável, a partir de iniciativas governamentais ou em parcerias com agentes privados.  Em recente visita ao Parque de Ciência e Tecnologia-PCT Guamá, na Terra Firme , Mauro Freitas conheceu as iniciativas desenvolvidas  em  parceria  da Universidades com empreendedores individuais ou empresas no desenvolvimento de tecnologias e no oferecimento de serviços. Na oportunidade o  vereador  apresentou seu projeto de lei aos dirigentes da Fundação Guamá, entidade que administra o Parque de Ciência e Tecnologia, e colocou o parlamento municipal à disposição do Parque.

“Este é um importante passo para consolidar em Belém um ambiente de inovação e desenvolvimento de ciência e tecnologia, atendendo as necessidades sociais com pesquisas sobre o meio ambiente, controle da poluição e utilização de fontes de energia alternativas e também incentivando a competitividade, criatividade e inovação nas universidades, instituições de ensino e empresas. Isso com certeza será decisivo para a geração de novos negócios, empregos e elevação da capacidade econômica do município”, avalia o presidente da CMB.

Pela importância do assunto, na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, foi aprovada a inserção nos Anais da Câmara da matéria publicada no jornal O Liberal, caderno de Política, intitulada “Projeto incentiva inovação científica”. O requerimento foi apresentado pelo vereador Mauro Freitas.

Exposição inclusiva

Ainda na sessão ordinária desta quarta-feira,19, foi aprovada a sessão especial proposta pelo vereador Amaury da APPD (PT) para apresentar a exposição “Eles por ele em defesa do homem com deficiência e de seus filhos e filhas com deficiência”. A sessão foi marcada para o dia 13 de agosto de 2019.

Câmara encerra o primeiro semestre com 67 projetos de lei aprovados

O período legislativo da Câmara Municipal de Belém foi encerrado na última quarta-feira,26. Durante os …