quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Vereadores / PT / Amaury da APPD / Projeto de inclusão do MPPA é apresentado em sessão especial na Câmara de Belém

Projeto de inclusão do MPPA é apresentado em sessão especial na Câmara de Belém

Vereador Amaury da APPD trouxe para a Câmara o debate sobre visibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.

Em parceria com  o Ministério Público do Estado do Pará o vereador Amaury da APPD (PT) realizou nesta terça-feira,13 uma sessão especial para a exposição do projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”, coordenado pela 3ª Promotoria de Justiça Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos,

Executada em quatro fases: Elas por elas; Elas por eles; Eles por eles e  seminário final, a iniciativa reúne as experiências e histórias de pessoas com deficiência, destacando suas conquistas pessoais e/ou profissionais e os desafios superados diante de suas limitações físicas ou sensoriais. O objetivo é dar visibilidade e empoderamento às pessoas com deficiência e também incentivar e subsidiar as políticas públicas de  inclusão.

A Câmara Municipal recebeu a terceira fase do projeto, com o tema “Eles por eles em defesa do homem com deficiência e de seus filhos e filhas com deficiência”. Nesta etapa participaram 16  homens, divididos entre homens com deficiência e homens pais de crianças com deficiência. Os participantes fizeram relatos sobre suas vivências, dificuldades no dia a dia, superações e anseios. “É muito importante ouvirmos a voz dessas pessoas, sabermos como elas romperam barreiras e superaram seus próprios limites para chegar onde estão.Por isso decidimos envolver os vereadores de Belém nessa causa, pois é daqui dessa casa de leis que pode sair a legislação para garantir as políticas públicas de acessibilidade e inclusão”, declarou a promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, representante do MPPA no evento.

Representantes dos diversos segmentos de pessoas com deficiência foram homenageados pelo vereador Amaury da APPD.

Para o vereador Amaury da APPD o momento é de visibilidade e garantia de direitos.” O momento é oportuno para mostrarmos à sociedade e ao poder público municipal , a existência de um segmento comumente excluído,apesar de hoje representarmos uma parcela expressiva dessa sociedade. Não podemos ficar calados. Somos muitos e somos capazes de fazer valer nossos direitos e de avançar cada vez mais nas nossas conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais”, disse o autor da sessão.

Com participação sempre atuante no movimento em defesa da pessoa com deficiência, a defensora pública Regina Barata também destacou o protagonismo do segmento para garantir seus direitos. Nesse aspecto a ex-vereadora chamou a atenção para o fato de a CMB não oferecer acesso para cadeirantes à tribuna. ” Como ex-parlamentar nessa casa eu sempre critiquei a falta desse acesso, o que é inaceitável porque a Câmara deveria ser exemplo de inclusão. Por isso desde já me candidato a embaixadora nessa causa que é importante para nós. Como representante fundadora da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência eu vou continuar reivindicando acessibilidade plena na CMB”, afirmou.

Entre as autoridades presentes à sessão especial estiveram os vereadores do PSol, Fernando Carneiro, Enfermeira Nazaré Lima e Dr.Chiquinho, Maria de Fátima Couto, da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com Deficiência, da OAB-PA; Ayrton Pessoa, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR);Aguinaldo Barros, do Crie-PMB; Jordecy Santa Brígida, diretor da APPD, vereador Fabrício Gama (PMN).

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …