quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Projeto busca incentivar a participação da mulher na política

Projeto busca incentivar a participação da mulher na política

A Câmara Municipal de Belém aprovou nesta segunda-feira, 02, um projeto que instituiu o sistema “A Mulher na Política”. A finalidade é incentivar as mulheres a concorrerem a cargos eletivos, se filiarem a partidos com o qual tenham afinidade ideológica e conscientizar a sociedade sobre a importância dessa atuação parlamentar por meio de palestras, seminários e cursos de capacitação. Simone Kahwage (PRB) foi a autora do projeto aceito por unanimidade entre os vereadores. “ Temos que aumentar o ritmo de ocupação da cadeiras legislativs por mulheres. Dentre 35 somos apenas 4 aqui. A disparidade é enorme”, afirmou Simone.

Para Simone Kahwage, à mulher não cabe mais somente o papel de esposa e dona de casa, como era antigamente. Nos últimos anos, ampliou-se significativamente o protagonismo feminino na sociedade, entretanto a discriminação ainda perdura, o que as obriga a continuar lutando por direitos e ocupação de espaços de poder. De acordo com números do IBGE, as mulheres totalizam 51,3% da população e foram também a maior parte do eleitorado segundo o Tribunal Regional eleitoral. A Pesquisa Nacional por domicílio também apontou que elas são a maioria nas universidades brasileiras, ocupam 41,9% dos postos de trabalho e são responsáveis pela manutenção de 38% das famílias do país.

Apesar das mulheres receberem menos do que os homens no mercado de trabalho, elas vêm a cada ano ocupando mais espaços. Segundo dados do Ministério do Trabalho e emprego, de 2012, as muheres são destaque no cargos de medicina (38%), advocacia e justiça (43%) e arquitetura (60%). Mas no parlamento o percentual é baixíssimo. O Brasil é o penúltimo país da América Latina por quantitativo, ficando atrás apenas do Haiti quando o assunto é mulheres na política. Dados da União interparlamentar apontam que o estamos na 158º posição entre 188 países pesquisados até dezembro de 2014. “Vamos mudar essa realidade, levantar a bandeira das mulheres e lutar pelas nossas causas, encerrou Simone.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …