quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Projeto aprovado garante liberação do empréstimo da Caixa para PMB

Projeto aprovado garante liberação do empréstimo da Caixa para PMB

A Câmara Municipal de Belém aprovou nesta terça-feira, 06, em sessão extraordinária, um projeto de lei que especifica, com base na lei n°9.070, de 05 de novembro de 2014, a destinação de R$193.520.000,00 (Cento e noventa e três milhões e quinhentos e vinte mil reais) para a operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para obras de infraestrutura e saneamento. O PL foi uma exigência do Departamento Jurídico da Caixa para a liberação da primeira parcela do empréstimo.

A necessidade da aprovação se deu pelo fato de que o projeto aprovado em 2014, que autorizou o município a realizar operações de crédito, não especificava a instituição financeira a ser contratada. No PL aprovado nesta terça-feira, o poder executivo também fica obrigado a realizar prestação de contas e apresentação de cronograma junto a CMB a cada quatro meses, além de ficar autorizado a vincular em garantia aos recursos, as receitas e quotas do Fundo de Participação dos Municípios, conforme a Constituição Federal.

A demora na aplicação do recurso foi contestada por Fernando Carneiro (PSOL). O vereador também questionou que o projeto não deixou claro onde a verba será investida. “A prefeitura deve ter um cronograma de prioridades. Porque não informou? Faltam apenas um ano e meio para acabar a gestão. Vai dá tempo de fazer essas obras esse semestre?!”, disse Fernando. Dr. Chiquinho (PSOL) também enfatizou que a cidade precisa de saneamento antes de qualquer outro investimento.“Não adianta só asfaltar sem fazer a macrodrenagem dos canais, drenagem das ruas. Assim, a qualidade de vida da população não vai melhorar”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura de Belém, a operação de crédito foi necessária visto que as capitais brasileiras vêm apresentando redução crescente em seus orçamentos e, consequentemente, diminuindo a capacidade de investimentos e até mesmo a prestação de serviços essenciais à população. A PMB informou ainda que a operação foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e que não implicará em novo limite de endividamento, pois o montante já foi previsto em lei e será destinado as ações contempladas no Plano Plurianual 2018/2021.

Sargento Silvano (PSD) parabenizou o trabalho da prefeitura que diferente de muitas outras capitais tem crédito pra conseguir empréstimo. Fabrício Gama (PMN) concordou. “Isso mostra que o Zenaldo tem controlado de forma efetiva as contas públicas e mesmo em meio a crise está pensando na qualidade de vida do povo”, falou Gama. Rildo Pessoa (Avante) e Igor Andrade (PSB) criticaram a contestação feita pela oposição. “Pra avançar tem que ter recurso e o apoio efetivo do parlamento, sem partidarismo”, afirmou Rildo. Igor completou dizendo que “a prefeitura tem mostrado competência em gerir os recursos”.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …