quinta-feira ,15 novembro 2018

Programação do Outubro Rosa na CMB será no próximo dia 18

Data:18/10/18- quinta feira
Local: CMB – Travessa Curuzu, 1755- Marco

Informações:  A Câmara Municipal de Belém  realiza na próxima quinta-feira,18, a partir das 8h, uma sessão especial em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é discutir políticas públicas de prevenção ao câncer de mama, um dos que mais afetam as mulheres no Brasil, e também apresentar informações sobre a doença, como uma forma de dialogar com a sociedade sobre os serviços médicos disponíveis na rede estadual. A proposta é da vereadora Blenda Quaresma (MDB) e a sessão é aberta ao público.

O encontro terá a participação de médicos como o ginecologista e obstetra Wanderlan Quaresma, e o mastologista Jonas Quaresma; a Enfmª Maria do Rosário Fernandes, do Hospital Ophir Loyola (HOL); e comunidades de mulheres que se uniram para combater o câncer de mama, como o grupo Laços de Amor, por meio da integrante Josiane Damasceno; além da advogada e ativista pelos direitos das mulheres, Natasha Vasconcelos.

De acordo com a vereadora Blenda Quaresma esse momento de debate e esclarecimentos com a sociedade se dá pelo altos número de câncer de mama no Pará. No ano passado 267 mulheres perderam a vida em decorrência do câncer de mama e as internações em hospitais do estado chegaram a 386 entre janeiro e julho deste ano, segundo o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). No mesmo período de 2017 o quantitativo foi de 436 e, no decorrer do ano todo,  foram 749 internações.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres residentes no Pará, perdendo somente para o câncer de útero. As estimativas para 2018 e 2019 no estado é que surjam 740 novos casos de câncer de mama. “Além de falarmos sobre a doença, é preciso que a gente realize ações de prevenção para detecção precoce, como as mamografias. Quanto mais mulheres fizerem o exame, mais o índice de mortalidade poderá diminuir”, comenta a vereadora.

Prevenção

De acordo com o Inca a prevenção do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco e à manutenção de um estilo de vida que possa evitar a doença, como manter alimentação saudável, fazer exercícios físicos e consumir álcool com moderação. Estima-se que somente por meio da alimentação é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil.

A prevenção completa, no entanto, ainda não é possível e o que se indica por meio das campanhas é o diagnóstico mais precoce da doença. Após os 40 anos a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção do câncer de mama e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano.

Sessão especial marca o Dia Nacional da Consciência Negra

Data: 14/11/18- Quarta feira Hora: 15h Local: CMB- Trav. Curuzu, 1755- Marco Informações: No próximo …