segunda-feira ,23 Abril 2018
Home / Notícias / Profissionais da Contabilidade são homenageados na CMB

Profissionais da Contabilidade são homenageados na CMB

O compromisso com a sociedade, as demandas pendentes com o poder público e a satisfação do reconhecimento foram os principais pontos ressaltados pelos profissionais da contabilidade durante a sessão solene que lembrou o dia municipal em homenagem à categoria. Nesta segunda feira,2, à tarde, a Câmara Municipal de Belém recebeu a Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Pará (APCASP), o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC), além de outras entidades ligadas a classe para uma tarde de homenagens. O autor da sessão foi o vereador Mauro Freitas (PSDC), na ocasião representado pelo vereador Emerson Sampaio (PP), que falou da importância do trabalho feito pelos contadores à sociedade. “Hoje todas as entidades ligadas a essa profissão que tanto contribui para o crescimento da nossa cidade estão aqui reunidas. Vamos fazer dessa união um motivo para que todas as demandas possam ser atendidas logo. Contém com os vereadores de Belém”, disse Emerson.

Leila Márcia de Lima, Presidente da APCASP, lembrou que no início do ano passado procurou o presidente da CMB, Mauro Freitas, para que a categoria pudesse ser ouvida pelo poder legislativo e para que fosse proposto um dia dedicado à homenagens para pessoas de destaque na profissão. Em Junho de 2017 foi aprovada a lei 9297 que instituiu o Dia Municipal do profissional da Contabilidade, comemorado todo dia 30 de Março. “É um orgulho ter esse reconhecimento, homenagear aqueles que labutam nas empresa, nos órgãos públicos e instituições com o trabalho comprometido com a verdade e honestidade. Aqui pedimos também mais entendimento do papel exercido pelo contador, um plano de carreira, mais apoio a categoria e parceria com entidades”, disse Leila.

Leila Márcia de Lima, Presidente da APCASP

Atualmente, o Conselho Regional de Contabilidade possui mais de 11 mil associados que desenvolvem trabalho em 30 áreas distintas em órgãos públicos, privados. Para a presidente do CRC, Ticiane Santos, a classe precisa se unir para que os profissionais sejam valorizados como prestadores de serviços, protetores da sociedade, ajudando no desenvolvimento das empresas. A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Regina Vilanova, acrescentou dizendo que desde que os profissionais da contabilidade ganharam uma data nacional para comemorar o trabalho exercido por eles, os avanços só aumentaram, como o surgimento do curso de Ciências Contábeis e mais valorização. Com a data municipal, a conselheira manifestou a vontade de poder ampliar os benefícios dados pelo poder público.

Homenageados durante a sessão solene

Durante a sessão solene, mais de 60 profissionais da contabilidade receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. Em nome dos homenageados e dos profissionais que estão no dia a dia exercendo a função, o  empresário André Charone, falou da importância desses trabalhadores para o desenvolvimento da economia social. “Sem contabilidade não há empresa, sem empresa não há economia, portanto somos indispensáveis na gestão de uma instituição. Mostramos se o negócio é lucrativo ou não, se o investimento é válido, isso ajuda o crescimento empresarial ou de órgãos públicos.  Mário Gusmão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, completou dizendo que a maioria dos profissionais da área é bem completo e precisa entender de marketing, tecnologia, gestão de pessoas e sempre avançar em qualificação para ter destaque no mercado.

Belém ganha data no calendário oficial para conscientização do HIV

De autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL), a Câmara Municipal de Belém aprovou hoje, 2, …