domingo ,22 outubro 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Presidente da Câmara recebe o Sindicato dos Jornalistas do Pará

Presidente da Câmara recebe o Sindicato dos Jornalistas do Pará

Na manhã desta segunda feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas, recebeu a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Roberta Vilanova, a dirigente da Federação dos Jornalistas, Enize Vidigal, além de outros membros da categoria. O objetivo do encontro foi estreitar os laços com os profissionais da comunicação. “Foi uma reunião muito produtiva pra que pudéssemos trocar idéias. Quero deixar claro que aqui que nenhum profissional será impedido de exercer sua função”, disse o presidente da CMB.

Na ocasião, o Sinjor entregou um relatório com algumas das situações que caracterizam cerceamento à imprensa e se responsabilizou por formalizar um ofício sugerindo que os parlamentares indiquem seus assessores de imprensa para que esses possam ter livre acesso ao plenário. “A gente precisa mostrar pra sociedade que o nosso trabalho é fundamental para sermos mais valorizados, sempre fazendo a função com responsabilidade e ética”, pontuou Roberta Vilanova.

A reunião foi um pedido do Sindicato dos Jornalistas do Pará, depois que foram divulgadas nas redes sociais, noticías de que o direito de imprensa na CMB estaria sendo violado. A Câmara Municipal de Belém esclareceu que é totalmente contra qualquer censura e que tudo não passou de uma briga política entre vereadores, além de que qualquer sessão pode ser acompanhada, ao vivo, pelo site oficial da Casa.  Na oportunidade, o presidente apresentou aos jornalistas a nova sala de imprensa que fica ao lado do plenário. “Já tivemos problemas com a legislatura passada. A gente precisa fazer essa conversa, considerando que tem uma nova gestão aqui na Câmara. Precisamos nos posicionar enquanto instituição, pra cobrar a liberdade de imprensa. Assim temos garantidos os pilares da democracia brasileira e direito ao acesso à informação”, ressaltou Enize Vidigal.

Após o encontro, jornalistas e representantes das instituições da categoria acompanharam a sessão ordinária. Eles pediram maior valorização da profissão no estado e uma política de proteção às mulheres, fazendo referência à jornalista agredida pelo ex-marido no último final de semana.

CMB criará frente parlamentar para debater a Lei Kandir

Sob perspectiva de que sejam discutidos os impactos, as soluções e que a Lei Kandir …